MundoBola Flamengo
·1 September 2025
Mauro Beting critica pênalti e contesta arbitragem de Flamengo x Grêmio

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1 September 2025
Após o empate entre Flamengo e Grêmio, a arbitragem de Paulo Cesar Zanovelli da Silva causou muita controvérsia. O jogo, disputado no Maracanã pelo Brasileirão, terminou em 1 a 1 e gerou controvérsias. Analistas e torcedores criticaram a marcação do pênalti do Ayrton Lucas, especialmente no que diz respeito à interpretação da jogada.
A decisão do árbitro foi analisada de maneira incisiva pelo comentarista Mauro Beting, da SBT, TNT Sports e Jovem Pan. De acordo com ele, a marcação não estava alinhada com o espírito da regra e acabou prejudicando o Flamengo.
““Eu não marcaria pênalti para o Grêmio. É infração se um jogador deliberadamente toca a bola com a mão/braço, por exemplo, movendo mão ou braço em direção à bola. ”.
Pavón recebeu um passe em profundidade e tentou cruzar para a área do Grêmio. Ayrton Lucas tentou desviar, mas a bola tocou em seu braço.
“Para mim, Ayrton Lucas não apenas não quer deixar a bola tocar no braço; ele ainda tenta o tirar da trajetória da bola, mas não consegue, pela velocidade e proximidade da ação””. reforçou Beting. O comentarista também condenou a interpretação habitual dos árbitros brasileiros em jogadas parecidas na área. Segundo ele, o posicionamento do braço do lateral rubro-negro era normal durante o movimento da corrida.
“Não é antinatural correr com o braço aberto; antinatural é correr com o braço colado ao corpo como Playmobil ou boneco de Olinda. Problema no Brasil é que em vários lances como esse são anotadas infrações que só a nossa interpretação de pelada marca falta”.
Devido à Data FIFA, o Flamengo terá um período de duas semanas sem partidas. Dessa forma, a equipe de Filipe Luís retorna ao campo somente no dia 14 de setembro, para jogar contra o Juventude às 16h (horário de Brasília) no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 47 pontos ganhos, o Flamengo continua na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Atrás aparecem o Cruzeiro e Palmeiras na cola do Mais Querido, com 44 e 43 pontos, respectivamente.