John Stones: Visão Geral da Temporada 2023/24 | OneFootball

John Stones: Visão Geral da Temporada 2023/24 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·18 June 2024

John Stones: Visão Geral da Temporada 2023/24

Article image:John Stones: Visão Geral da Temporada 2023/24

John Stones talvez tenha desejado jogar mais na temporada 2023/24, mas sua influência nessa temporada permaneceu tão forte quanto sempre.

Uma lesão no quadril alguns dias após nosso confronto na Community Shield contra o Arsenal afastou Stones até outubro de 2023.


OneFootball Videos


Mas depois de dois meses fora, o defensor voltou contra os Gunners em um emocionante confronto da Premier League no Emirates Stadium, no qual o time de Pep Guardiola merecia pelo menos um empate, mas acabou derrotado por um gol de Gabriel Martinelli no finalzinho da partida.

Foi um golpe difícil de engolir, mas ver Stones de volta foi um exemplo da incrível fé que o treinador tem nele para retornar em um ambiente de tanta pressão.

De fato, Guardiola, os companheiros de equipe de Stones e os torcedores do City sabem que, ao longo de suas oito temporadas no Clube, o defensor tem sido consistentemente um jogador que se destaca quando mais precisamos dele.

Article image:John Stones: Visão Geral da Temporada 2023/24

E é revelador que uma de suas melhores exibições da temporada tenha ocorrido em um dos campos mais difíceis do futebol inglês, Anfield.

A corrida pelo título do Liverpool pode ter diminuído nos últimos meses da temporada, mas no início de março os três primeiros colocados da Premier League estavam separados por apenas um ponto.

Todos os olhos estavam em Merseyside, e Stones fez uma exibição de destaque para ajudar os homens de Guardiola a saírem com um ponto precioso.

O defensor até abriu o placar com seu único gol da temporada, aproveitando uma esperta jogada de escanteio na primeira trave para surpreender os anfitriões, antes de usar toda sua experiência para comandar a defesa do City após o Liverpool empatar de pênalti no início do segundo tempo.

Muito se fala das qualidades de Stones com a bola nos pés, mas isso muitas vezes ofusca o quão bom ele é em situações defensivas. A partida contra o Liverpool trouxe essa habilidade à tona.

Em janeiro de 2024, o jogador inglês foi reconhecido por suas contribuições excepcionais mais uma vez com um lugar no FIFA FIFPRO World XI ao lado de cinco de seus companheiros do City.

Isso aconteceu apenas um mês após Stones ter iniciado ambas as nossas partidas no Mundial de Clubes da FIFA rumo à conquista do troféu pela primeira vez.

Ao fazer isso, nos tornamos o primeiro time na história do futebol inglês a deter a Premier League, a FA Cup, a UEFA Champions League, a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes, outro marco na história que nosso número 5 pode colocar seu nome.

Pode ser fácil ficar sem adjetivos para descrever a habilidade de Stones com a bola, mas sua performance contra o Bournemouth em fevereiro de 2024 exemplificou isso de forma notável logo após a conquista do Mundial de Clubes.

Embora agora seja comum ver o defensor avançar em áreas mais adiantadas e adicionar uma opção extra no meio-campo, o jogador de 30 anos levou isso a novos níveis contra os Cherries.

O City garantiu uma vitória por 1 a 0 graças ao gol de Phil Foden no início, mas um olhar no mapa de toques de Stones, quase uma divisão meio a meio entre as metades ofensiva e defensiva, mostrou o quanto ele esteve envolvido, e não apenas na construção inicial das jogadas.

Foi uma exibição que chamou a atenção do apresentador do Match of the Day e ex-jogador inglês Gary Lineker, que disse ter ficado "hipnotizado" pela habilidade quase sem esforço de Stones de se transformar em um meio-campista ofensivo.

Article image:John Stones: Visão Geral da Temporada 2023/24

O ex-defensor do City, Micah Richards, acrescentou: "John Stones, apenas sua posição, eu gostaria de dizer que ele estava jogando como zagueiro, mas olhe as posições que ele está ocupando. Ele não está ali apenas para ser um disfarce, ele pega a bola e joga."

"A única coisa que ele não conseguiu hoje foi provavelmente uma assistência ou um gol. Seu jogo completo foi magnífico.”

Com 28 partidas jogadas em todas as competições nesta temporada, talvez não tenhamos visto tanto o Stones quanto ele gostaria em 2023/24, mas esses momentos mostraram que o defensor continua sendo um dos nossos jogadores mais integrais e um dos melhores operadores defensivos do jogo.

ESTATÍSTICAS DA TEMPORADA

Jogos (todas as competições): 28

Gols: 1

Minutos jogados: 1.858

Passes: 831

Interceptações: 10*

Rebatidas: 20*

Recuperações: 46*

Duelos vencidos: 22*

(*Somente Premier League)

EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS

“Ganhar seis seguidas, a Tríplice Coroa, todas as coisas que aconteceram até agora na minha carreira, é incrível e uma sensação tão estranha."

"A duração e todos os altos e baixos que te levam a este ponto, foi um final de temporada emocionalmente muito bom, no sentido de que já estivemos aqui antes sabendo da pressão e do que é necessário."

"O resultado foi simplesmente incrível. Estou absolutamente emocionado. Nunca é uma temporada tranquila, mas chegamos lá no final."

PEP SOBRE o STONES

“Ele teve muitos contratempos em temporadas anteriores. Na última temporada ele foi incrível."

“A coisa mais importante é o quão profissional ele é."

"Como ele constrói seu estilo de vida em termos de alimentação, descanso e preparação antes do jogo e para se recuperar depois do jogo."

"Ele é incrivelmente profissional."

View publisher imprint