Zerozero
·2 July 2025
Francisco Neto antevê Europeu: «Queremos estar mais acima da nossa realidade»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 July 2025
Portugal e Espanha enfrentam-se na primeira jornada da fase de grupos do Campeonato Europeu feminino e reencontram-se poucas semanas depois do último duelo na Liga das Nações. Francisco Neto já anteviu o encontro.
Ambição: «Acima de tudo queremos ser uma equipa competitiva. É o primeiro passo para entrar no Euro 2025. Percebemos o contexto e a forma como chegámos aqui. Amanhã temos de ser altamente competitivos. É o primeiro objetivo da equipa. É muito importante pontuar, pontuar amanhã seria muito bom. Não é decisivo, mas seria sempre muito bom.»
Últimos resultados: «Acho que não temos de provar nada, temos de acima de tudo de seguir o nosso trabalho. Estamos no patamar onde nos propusemos e queremos estar mais acima da nossa realidade. Nunca é fácil jogar contra as campeãs da Europa e campeãs do Mundo, mas não foi por isso que não tentámos.
Houve dois jogos em que fomos muito competitivos e até merecíamos, no jogo com a Inglaterra, ter outro tipo de resultado. Houve outros jogos em que não fomos tão competentes, mas é olhar em frente. Aprender com os erros e continuar a crescer. Continuar a trabalhar. Temos muitas coisas a melhorar, mas isso todas as equipas do mundo o têm.»
Segundo lugar do grupo? «Assinava já. Era sinal de que tínhamos atingido o primeiro objetivo que é passar a fase de grupos. Sabemos que temos de competir jogo a jogo. Acreditamos que também podemos fazer coisas boas contra a Espanha. Tivemos bem até ao final do jogo com um 3-2. Pensamos no jogo da Espanha. Se pensarmos nos jogos seguintes, as coisas podem não correr bem (…) Não vamos jogar para empatar.»
Kika Nazareth e Telma Encarnação: «Em relação à Telma Encarnação e à Kika, hoje ainda vamos ter mais um treino e vamos ver como ela está. A Telma ontem sofreu uma dor e teve de sair. Hoje no início do treino vamos ver o que sentem e amanhã tomaremos decisões em função do que for o jogo.»