Zerozero
·29 August 2025
Farioli deixa farpa ao Sporting: «Preparámos cenários em inferioridade numérica, só pelo seguro»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·29 August 2025
Na antevisão ao Clássico, diante do Sporting, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, mostrou-se entusiasmado com a partida do próximo sábado, enaltecendo a importância dos dragões saírem de Alvalade com um resultado favorável. O treinador italiano aproveitou a oportunidade para deixar uma farpa ao adversário, realçando as partidas em que a turma leonina acabou com mais um elemento no terreno de jogo.
O primeiro Clássico da temporada: «Este jogo é carregado de emoção. É muito importante ter um bom resultado. Perder, empatar ou ganhar não vai definir nada. Ainda estamos no início da temporada. Os resultados têm um valor algo relativo nesta altura.»
Samu recuperado e chegada de Pablo Rosário: «Vai estar no jogo. É preciso dar-lhe os parabéns por isso. Tem trabalhado no duro e tem feito esforços para poder ser opção. Honestamente, isso significa muito em termos de compromisso. Fará parte do jogo para amanhã. Deixo ainda uma palavra ao staff médico do FC Porto para que isto fosse possível. Pablo Rosario? Acabou de chegar, já treinou. Conheço-o muito bem. Pode assumir várias posições distintas. Tem muito caráter.»
Respeito acrescido pelos leões: «Vamos a Alvalade com muito respeito pelo adversário, que foi campeão nas últimas duas épocas. Do nosso lado, vamos para lá com as nossas ideias e para continuar o processo. É muito mais do que um jogo. Há o trabalho contínuo de continuar a crescer. Entraremos com o nosso jogo, com a nossa mentalidade e com respeito pelo adversário.»
Série vitoriosa em Clássicos nos Países Baixos: «O passado é o passado. Já tive outras experiências com outras equipas da Europa. O foco agora está no Sporting, em Alvalade. As vitórias nesses grandes jogos pertencem ao passado. Idealmente, é preciso ver muitos jogos do adversário para preparar jogos desta dimensão. Estou preparado para diferentes cenários que o Rui Borges possa utilizar.»
«Foi um jogo mais complicado de preparar, temos de ver vários jogos quando os adversários estão com 11. Nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting. Em um terço dos jogos, jogaram contra 10 jogadores. Preparámos todos os cenários, em inferioridade também, só pelo sim pelo não.»
Níveis altos de responsabilidade nos dragões: «Sinto muito a responsabilidade. Não se trata de uma corrida com os outros. Estamos a tentar tudo o que podemos para fazer com que os jogadores melhorem. Vamos fazer o que podemos nestes últimos dias de mercado. Também há outras equipas além de Sporting e Benfica. Tenho muito respeito por todos os treinadores, até porque todos estamos cá para tentar o melhor. Todos são bons. Alguns têm mais sorte.»
Três triunfos sem sofrer golo: «Estamos muito satisfeitos. Esta foi uma boa semana em termos de trabalho. Quando volto a casa e abro a porta, volto com um sorriso e isso significa que o trabalho foi bom. Até agora, tudo tem ajudado para que chegue a casa com um grande sorriso. Só duas vezes é que voltei triste. Os jogadores estão a fazer um grande trabalho.»
Aventura no FC Porto é prematura?: «Creio que nunca estamos preparados, apenas descobrimos coisas quando estamos dentro das coisas. É claro que temos as nossas ideias, princípios, mas o que aprendi é que temos sempre porta aberta para adaptações. O esforço torna-nos melhores pessoas e aprendemos muitas coisas. Da minha experiência, posso dizer que aprendi imenso. Estou muito grato. Acho que a responsabilidade de trabalhar nestes clubes é um privilégio, com muitos adeptos. A única coisa que posso fazer é provar com o meu trabalho que estou preparado.»
A convocação inédita de Alan Varela para a seleção argentina: «Creio que é um grande feito para o Alan [Varela] ter sido convocado [pela Argentina]. É um sucesso do clube e de toda a instituição. Merece isso e epero que traga energia para o jogo de amanhã. É um dos cenários para os quais temos de estar preparados. Sabemos que alguns vão sair. É preciso criar o tempo certo para descansarem e jogarem. Vamos tentar organizar um jogo particular para ver os jogadores menos utilizados.»
A situação de Rodrigo Mora: «Podia evitar responder, mas vou dar a resposta. O Rodrigo Mora está aqui. O meu sentimento é de que está conectado. Acho que está preparado para ter um papel importante amanhã. O mercado ainda está aberto, para toda a gente. Temos de estar preparados para todos os cenários. O meu foco passa sempre por sobre os jogadores que estão aqui, com toda a energia para o jogo em Alvalade. É um estádio onde o FC Porto perde alguns jogos e temos a oportunidade de dar a volta à história.»
Live