Ex Benfica criticado: Vasco Mendonça 'rasga' Luís Filipe Vieira: "Convive mal com a diferença e..." | OneFootball

Ex Benfica criticado: Vasco Mendonça 'rasga' Luís Filipe Vieira: "Convive mal com a diferença e..." | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·17 September 2024

Ex Benfica criticado: Vasco Mendonça 'rasga' Luís Filipe Vieira: "Convive mal com a diferença e..."

Article image:Ex Benfica criticado: Vasco Mendonça 'rasga' Luís Filipe Vieira: "Convive mal com a diferença e..."

Vasco Mendonça, conhecido adepto encarnado, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola comentou a última semana na 'vida' do Benfica desde a entrevista de Luís Filipe Vieira à estreia de Bruno Lage.

"A estreia de Bruno Lage deu aos Benfiquistas aquilo que mais precisavam: razões para voltar a sorrir. Os mais cínicos gostam dizer que o futebol é o ópio do povo, para denunciar uma espécie de empecilho civilizacional causado por esta modalidade, mas tenho para mim que estávamos todos a precisar de uma dose de ópio, e não temos vergonha em admiti-lo. Os efeitos colaterais do ópio ficam para outro dia, mas por agora fica a euforia de voltar a ver o Benfica em casa, a jogar melhor, e a prometer mais", começou por dizer.


OneFootball Videos


"Pedia-se impacto imediato a Lage e aos seus jogadores, e foi isso que aconteceu frente ao Santa Clara. É verdadeiramente impressionante ver a diferença ao fim de 2 dias de treinos: nada está ganho e há muito para afinar, mas, em 2 dias, o treinador do Benfica pegou nos ovos e, pasmem-se, fez uma omelete. Não há nada de especialmente notável nisto. Foi por esse motivo que a esmagadora maioria dos adeptos queria ver Schmidt fora do clube, antes que os ovos se estragassem de vez", finalizou no tópico Bruno Lage.

Vasco Mendonça continuou falando sobre Luís Filipe Vieira e acusou-o de o faltar à verdade: "A entrevista do ex-presidente do Benfica até merece uma análise cuidadosa — ou não tivesse sido a primeira ocasião em que o vi levar notas para uma entrevista. Merece também um trabalho aturado de fact-checking, tal foi a velocidade a que faltou à verdade e se contradisse em relação à sua própria liderança. Nos seus melhores momentos, Vieira é um comunicador castiço, convincente até. Tem a seu favor o facto de parecer mais competente a dormir do que esta direção acordada. Nos seus piores momentos, Vieira revela a arrogância de quem convive mal com a diferença e com o afastamento do poder, como nas sucessivas ocasiões em que disse que faria melhor do que quem lá está, sem explicar claramente como ou porquê, fazendo uso de capitais próprios que ainda julga possuir".

"Duas horas na televisão a explicar que no fundo a única coisa que falta ao Benfica são mais 20 anos de Luís Filipe Vieira"

"Só faltou explicar porque é que tantas vezes se revelou incapaz de fazer melhor enquanto foi presidente. Deixou muitos recadinhos, escolheu criteriosamente os seus alvos, atacou-os de forma arrasadora, incluindo todos aqueles a quem deu guarida durante muitos anos, sem nunca refletir verdadeiramente sobre a sua própria incompetência. Aproveitou para sugerir um presidente, sem que ninguém lhe tivesse perguntado por isso, curiosamente uma pessoa que acaba de integrar uma comissão não-executiva da SAD (seguramente com boas intenções)", continuou.

"Vieira seria incapaz de outra coisa.  Afirmou-se contra mudanças previstas nos futuros estatutos, com argumentos tão escorreitos que até parecem ter sido escritos por outra pessoa. Esteve duas horas na televisão a explicar que no fundo a única coisa que falta ao Benfica são mais 20 anos de Luís Filipe Vieira. Só lhe faltou fazer uma coisa: mostrar que gosta mais do Benfica do que do seu ego frágil", finalizou muito crítico do antigo Presidente do Clube encarnado.

View publisher imprint