Diretoria interina do Corinthians deve aguardar Assembleia Geral para iniciar conversas visando retorno ao MCF | OneFootball

Diretoria interina do Corinthians deve aguardar Assembleia Geral para iniciar conversas visando retorno ao MCF | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·30 July 2025

Diretoria interina do Corinthians deve aguardar Assembleia Geral para iniciar conversas visando retorno ao MCF

Article image:Diretoria interina do Corinthians deve aguardar Assembleia Geral para iniciar conversas visando retorno ao MCF
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

O Corinthians deve intensificar as tratativas para retornar ao Movimento dos Clubes Formadores do Brasil (MCFB) após a Assembleia Geral dos Associados, marcada para o próximo dia 9 de agosto, que ratificará ou não o impeachment do presidente afastado – em 26 de maio – Augusto Melo do cargo. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Pedro Ramiro, da Record, e confirmada pela Central do Timão.

No início de 2025, o Alvinegro foi excluído do MCF após o diretor da base do Palmeiras e presidente da Conselho de Ética do movimento, João Paulo Sampaio, acusar o clube do Parque São Jorge de aliciar o atacante Pedro Morelli, que pertencia Alviverde, e que atualmente atua pelo Sub-15 do Timãozinho. Na ocasião, a solicitação da expulsão foi acatada pelos demais membros do grupo.


OneFootball Videos


Article image:Diretoria interina do Corinthians deve aguardar Assembleia Geral para iniciar conversas visando retorno ao MCF

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

À época, o diretor-geral da base corinthiana era Claudinei Alves. Posteriormente, o Corinthians sofreu um boicote das equipes que compõem o MCF em torneios como a Copa Nike e Votorantim Sub-15 – não são organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

A Central do Timão soube que, nos últimos dias, a diretoria interina do Alvinegro, representada pelo pelo atual diretor do departamento, Nenê do Posto, vem buscando manter contato com João Paulo São Paulo – com quem tem uma boa relação, um dos líderes do movimento. O dirigente do departamento juvenil do Palmeiras viu de maneira positiva um possível retorno do clube do Parque São Jorge ao grupo.

Diante disso, as tratativas só devem ter continuidade se Augusto Melo for definitivamente destituído da presidência do Corinthians. Neste momento, conforme divulgado pelo Meu Timão e confirmado pela Central do Timão, há um entendimento que não é o ideal um retorno do Corinthians ao grupo, uma vez que os dirigentes que lá estavam na gestão de Melo ainda podem retornar. Os membros do MCF se sentiram “traídos” pela postura e conduta do à época diretor da base Alvinegra, Claudinei Alves.

Na época da polêmica, entre janeiro e fevereiro, Claudinei havia afirmado em entrevista à imprensa que o Corinthians estava preparando um conjunto de provas que comprovariam a inocência do clube no caso Pedro Morelli. O Movimento dos Clubes Formadores do Brasil (MCFB) consiste em um “pacto” entre os membros do grupo para que não haja aliciamento de atletas, isto é, “roubo”, entre os próprios clubes do MCF.

A Lei Brasileira firma que os jogadores só podem assinar contratos de formação com seus clubes a partir dos 14 anos de idade. Antes disso, os atletas podem acionar a Federação e romper de maneira unilateral os seus vínculos com o clube em que atua. Diante disso, a ausência do Corinthians no movimento pode trazer impactos negativos, como por exemplo a exposição de perder facilmente seus atletas para os clubes do MCFB, além da redução do calendário por parte das categorias inferiores (Sub-15 para baixo).

Veja Mais:

View publisher imprint