Corinthians aposta no histórico vencedor de Dorival Júnior para superar rival na Copa do Brasil | OneFootball

Corinthians aposta no histórico vencedor de Dorival Júnior para superar rival na Copa do Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·30 July 2025

Corinthians aposta no histórico vencedor de Dorival Júnior para superar rival na Copa do Brasil

Article image:Corinthians aposta no histórico vencedor de Dorival Júnior para superar rival na Copa do Brasil
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Nesta quarta-feira, 30, o Corinthians inicia sua luta por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil diante do arquirrival Palmeiras. O grande trunfo do Timão para avançar no torneio é o técnico Dorival Júnior, que tem um dos currículos mais vitoriosos da história da competição.

Dorival já conquistou a Copa do Brasil em três ocasiões: 2010, com o Santos; 2022, com o Flamengo; e 2023, à frente do São Paulo. Esses títulos fazem do treinador, ao lado de Mano Menezes, o segundo maior campeão do torneio – ambos com três conquistas – atrás apenas de Luiz Felipe Scolari, que levantou a taça quatro vezes (1991, 1994, 1998 e 2012).


OneFootball Videos


Article image:Corinthians aposta no histórico vencedor de Dorival Júnior para superar rival na Copa do Brasil

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Ao longo de sua trajetória, Dorival Júnior comandou 78 partidas na Copa do Brasil, com um impressionante retrospecto: são 51 vitórias, 15 empates e apenas 12 derrotas. Em confrontos de mata-mata, classificou-se em 38 oportunidades (incluindo os três títulos) e foi eliminado apenas seis vezes. Ele também tem um vice-campeonato no currículo.

Um detalhe curioso é que a última derrota de Dorival na competição foi justamente contra o Corinthians. Na semifinal de 2023, o Timão, então treinado por Vanderlei Luxemburgo, venceu por 2 a 1 na ida, mas acabou eliminado após derrota por 2 a 0 no Morumbi. Em 2022, o técnico também bateu o Corinthians na final, então dirigindo o Flamengo.

A última eliminação direta de Dorival na Copa do Brasil aconteceu em 2016, quando comandava o Santos. Na ocasião, o time foi superado pelo Internacional, com um placar agregado de 3 a 2. Desde então, mesmo dirigindo clubes que não conquistaram o título, Dorival conseguiu sempre avançar de fase antes de deixar o comando técnico.

Já pelo Corinthians, o treinador estreou na competição com duas vitórias por 1 a 0 sobre o Novorizontino, na terceira fase. Agora, busca manter o excelente retrospecto e garantir a segunda classificação consecutiva à frente do time alvinegro.

O clássico entre Corinthians e Palmeiras acontece nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena. O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, no Allianz Parque, também às 21h30.

Estatísticas de Dorival Júnior na Copa do Brasil:

78 jogos, 51 vitórias e 15 empates

38 classificação, seis eliminações, três títulos e um vice-campeonato

175 gols a favor e 74 gols sofridos

Veja mais:

View publisher imprint