Glorioso 1904
·12 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·12 January 2025
O Benfica venceu o Sporting, depois de ser mais forte na lotaria das grandes penalidades. No entanto, para o especialista em arbitragem, o dérbi da final poderia não ter sido decidido na marca dos 11 metros, uma vez que João Pinheiro perdoou um penálti ao Sporting.
Foi à passagem do minuto 47 que João Simões, atleta leonino, cortou a bola com o braço, dentro da área verde branca. No entanto, o senhor do apito nada assinalou. Para Jorge Fautino, o atleta "calculou mal a sua abordagem", ficando um penálti por assinalar a favor do Benfica.
"João Simões calculou mal a sua abordagem para intercetar a bola acabando por, na movimentação com o braço esquerdo, fora do plano do corpo, intercetar o cruzamento. Penálti por sancionar em lance difícil", atirou Jorge Faustino, em declarações ao jornal Record.
Duarte Gomes, por sua vez, considera que o lance no Sporting - Benfica "merece o benefício da dúvida": "Momento de dúvida maior, que infelizmente nenhuma repetição televisiva esclareceu de forma cabal: João Simões, dentro da sua área, intercetou cruzamento de Akturkoglu, recorrendo ao ombro (?) e braço esquerdo".
"O jogador do Sporting, inicialmente com o abraço aberto, desviou a bola quando o estava a recolher para junto do corpo, não sendo certo se essa resvalou noutra parte do corpo antes de descer para zona perigosa. Face à ausência de certezas, a decisão que árbitro e VAR tomaram merece o benefício da dúvida", acrescentou o antigo juiz, no diário A Bola.