CBF
·13 May 2025
Brasil entra na reta final do Sul-Americano Feminino Sub-17

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·13 May 2025
Na estreia da fase final do Sul-Americano Feminino Sub-17, a Seleção Brasileira empatou com o Paraguai em 1 a 1, com um gol da atacante Evelin. Mesmo com apenas um ponto conquistado, a equipe comandada pela técnica Rilany Silva ainda tem chances de conquistar o título e manter a hegemonia do Brasil na competição. Esta etapa é disputada no formato de pontos corridos, e a Amarelinha tem mais quatro desafios até o fim do torneio.
Os próximos dois confrontos da Seleção Brasileira serão no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia. Na quinta-feira (15), o adversário será o Peru, às 21h30 (de Brasília). Na fase de grupos, o Brasil derrotou as peruanas por 2 a 0, com um gol de Gabi Pusch e um contra. O confronto de domingo (18), será diante do Equador, também às 21h30 (de Brasília). As brasileiras enfrentaram as equatorianas na última rodada da primeira etapa do Sul-Americano, e conquistaram uma vitória por 5 a 1, com gols de Maria, Ravenna, Julinha, Pepê e Evelin.
Seleção Feminina Sub-17 comemora gol contra o ParaguaiCréditos: Nelson Terme/CBF
Antes do fim do torneio continental a Amarelinha ainda tem mais dois jogos, contra Chile e Colômbia, duas equipes que o Brasil ainda não encontrou. O duelo diante das chilenas será no dia 21 de maio, às 19h30 (de Brasília). Já o confronto contra as donas da casa será o último do Sul-Americano, no dia 24 de maio. O local e horário ainda não foram definidos pela Conmebol.
Das dez seleções divididas em dois grupos na etapa inicial do torneio, seis avançaram para a fase final (sendo três do Grupo A e três do Grupo B). As quatro equipes com melhor colocação nesta segunda fase carimbam o passaporte para a Copa do Mundo Feminina Sub-17, que será disputada ainda este ano no Marrocos.
Na fase de grupos, o Brasil foi a única equipe com 100% de aproveitamento. Foram quatro vitórias em quatro jogos disputados no Estádio Francisco River Escobar, em Palmira, na Colômbia, resultando em 12 pontos acumulados. Junto ao duelo contra o Paraguai, que terminou com um empate por 1 a 1, a Amarelinha tem 14 gols a favor e apenas dois contra.
Julinha na partida contra o ParaguaiCréditos: Nelson Terme/CBF
Além do título e a vaga no Mundial, a Seleção Brasileira ainda está concorrendo na artilharia no Sul-Americano Feminino Sub-17. Com cinco gols marcados em cinco partidas, a atacante Evelin está na disputa pela honraria.
O Brasil tenta manter sua hegemonia na competição. A equipe é a maior e atual campeã. Foram cinco títulos conquistados em oito edições: 2010, 2012, 2018, 2022 e 2024.