Portal dos Dragões
·29 June 2025
André Villas-Boas já está em negociações com Farioli

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·29 June 2025
O FC Porto ainda não oficializou a saída de Martín Anselmi do comando técnico, mas André Villas-Boas já terá iniciado conversações com Francesco Farioli, de acordo com o jornalista Nicolò Schira, este domingo.
O presidente do FC Porto considera o treinador italiano como a escolha ideal para reposicionar o clube na luta pelos títulos e está preparado para oferecer um contrato de duas temporadas, com a possibilidade de mais uma, ao ex-treinador do Ajax.
Francesco Farioli, que já tinha sido abordado em janeiro, após a saída de Vítor Bruno, está agora animado com o potencial desafio que o FC Porto representa, após decidir deixar o Ajax, onde não conseguiu conquistar o título na penúltima jornada, apesar de ter uma vantagem de nove pontos sobre o rival PSV.
Bola nas mãos de Villas-Boas
André Villas-Boas terá agora de determinar o momento para anunciar a saída de Martín Anselmi, que esgotou o pouco crédito que ainda tinha após a fraca participação do FC Porto no Mundial de Clubes, e avançar com a contratação de um novo treinador, com Farioli como o principal candidato a suceder o técnico argentino.
Com a equipa em período de férias, o presidente do FC Porto não deseja, no entanto, tomar uma decisão precipitada e pretende elaborar um plano estruturado que evite repetir os erros do seu primeiro ano como presidente do clube, que já tinha treinado.
Milhões para Anselmi…
A saída quase confirmada de Anselmi também acarretará um impacto significativo no orçamento, uma vez que o treinador de 39 anos exige quatro milhões de euros em salários, em virtude do contrato assinado há cinco meses, que está em vigor até junho de 2027.
Após ter pago uma indemnização superior a três milhões de euros ao Cruz Azul, clube anterior de Anselmi, a SAD do FC Porto terá de enfrentar uma nova despesa considerável em menos de seis meses.
…e a FIFA ‘ajuda’
Esses milhões, no entanto, poderão ser cobertos com o recente encaixe que o FC Porto obteve nos Estados Unidos, decorrente da participação no Mundial de Clubes.
Com o prémio de participação e os dois empates na fase de grupos, mais de 16 milhões de euros entrarão nos cofres do clube, o que será crucial para facilitar a desvinculação de Anselmi.
Contudo, a intenção de André Villas-Boas será sempre chegar a um acordo com o treinador argentino e negociar uma redução na indemnização solicitada.
Além deste assunto que exige uma atenção urgente, Villas-Boas também está ciente da necessidade de realizar uma revolução no plantel que estará sob a orientação do novo treinador na temporada 2025/26. Existem jogadores que têm ‘guia de marcha’, mas será necessário encontrar colocação para todos eles.