MundoBola Flamengo
·25 August 2025
Analista destaca encaixe favorável ao Flamengo contra Vitória

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 August 2025
É noite de Flamengo no Maracanã, e a expectativa é de três pontos contra o Vitória. O match é perfeito no estilo de jogo entre as equipes, e muito favorável ao Mengão.
Quem explica isso é o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática. A defesa do Vitória atravessa péssimo momento, como o setorista Leonardo Santiago explicou ao MundoBola Flamengo.
Por isso, é preciso aproveitar, e a principal avenida para atacar é as costas de Osvaldo.
"O Flamengo tem que jogar nas costas do Osvaldo. Balançar a bola de um lado por outro, fazer o bloco do Vitória andar de um lado para o outro. O Flamengo tem feito muito bem isso. Só precisa insistir. A bola saindo de um corredor para o outro e pegando as costas do Osvaldo. Ganhou as costas dele, não faz a dobra com o lateral, o volante tem que se deslocar e você ganha as costas desse volante. O Osvaldo vai lagar a jogada, ele está sempre pensando mais no contra-ataque. É algo que o Flamengo tem que estar muito atento", diz Raphael.
O principal encaixe perfeito é na bola aérea. O Vitória sofre muitos gols assim, e essa é uma as especialidades rubro-negras.
"É um time que sofre muitos gols de cabeça. O baixinho Erick Pulga (do Bahia) fez. Pouco senso de cobertura dos pontas, há sempre possibilidade de achar o passe nas costas do lateral. O Flamengo sabe fazer muito bem. Mais uma margem para fazer gol de cabeça, achando passe na profundidade. Afundando, e o atacante bem posicionado pegando a bola de frente", continua.
Ele aponta para a importância de aproveitar os contra-ataques, principalmente quando acontecerem após os contra-ataques do Vitória.
"Contra-ataque do contra-ataque: importante o Flamengo, quando fizer um cruzamento e a zaga afastar, conseguir o rebote. Flamengo consegue muitos rebotes porque joga compacto, normalmente vai vencer. Precisa manter esse nível para evitar o contra-ataque do contra-ataque. Você consegue o rebote, o passe e o gol", mostra.
A parte ofensiva do Vitória é perigosa com Renato Kayzer, mas o sistema defensivo do Flamengo é o remédio perfeito.
"Flamengo terá que ter um bom controle da profundidade. Kayzer, Osvaldo, conseguem fazer esse movimento de ruptura. É importante o Flamengo cobrir a bola. O Flamengo já faz isso normalmente, mas é bom ressaltar", avisa.
Ele aponta a principal jogada dos baianos.
"Quando a bola é cruzada e vai ficar com o goleiro, sempre tem um jogador já se colocando disponível para ficar mais avançado, para o goleiro acionar esse jogador e iniciar o contra-ataque. O time ataca com muita vontade e investe nesse contra-ataque, é a principal jogada do Vitória", continua.
Por fim, ele aponta o jogo acelerado como característica.
"É um time que sempre busca interceptar para acelerar. Um, dois toques na bola e tenta contra-ataque, situação de um a um com ponta", conclui. Assista à análise completa.