Aberto prazo para inscrição de candidaturas nas eleições internas do Corinthians; confira cenário atual | OneFootball

Aberto prazo para inscrição de candidaturas nas eleições internas do Corinthians; confira cenário atual | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·20 August 2025

Aberto prazo para inscrição de candidaturas nas eleições internas do Corinthians; confira cenário atual

Article image:Aberto prazo para inscrição de candidaturas nas eleições internas do Corinthians; confira cenário atual
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

A política interna do Corinthians viverá dias decisivos a partir desta terça-feira, 19. Isso pois teve início o prazo de candidaturas para a presidência da diretoria executiva e também da vice-presidência do Conselho Deliberativo (CD), cargo que também confere ao ocupante a presidência da Comissão de Ética e Disciplina (CED). Ambos os pleitos ocorrem na próxima segunda-feira, 25, em votação indireta via conselheiros.

As candidaturas, cujos detalhes foram explicados recentemente pela Central do Timão, devem ser protocoladas na secretaria do CD, com a entrega de requerimento específico e de diversas certidões exigidas para comprovar a aptidão ao posto. No entanto, apesar de muitas candidaturas terem sido ventiladas nos últimos dias, apenas uma foi oficializada de fato nesta terça-feira: a de André Castro à presidência do clube.


OneFootball Videos


Article image:Aberto prazo para inscrição de candidaturas nas eleições internas do Corinthians; confira cenário atual

Foto: Divulgação/Corinthians

André é atualmente conselheiro trienal, eleito em 2023 pela chapa 22 (Preto no Branco), a mesma do ex-presidente Duilio Monteiro Alves. Ele ganhou notoriedade nos últimos dias ao prometer trazer, em seu eventual mandato, um investidor ao Corinthians cujo aporte financeiro poderá chegar até US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões). O nome deste investidor e suas exigências, porém, ainda não foram apresentadas.

Ao menos mais duas candidaturas deverão ser protocoladas para o cargo. Uma delas é a do presidente interino Osmar Stabile, originalmente eleito primeiro vice-presidente de Augusto Melo, cujo mandato foi cassado no último dia 9 e que recebeu nesta terça-feira o apoio público da chapa 11 (Fiéis Mosqueteiros). Vale lembrar que Stabile é conselheiro vitalício do clube.

A outra é a de Antonio Roque Citadini, figura conhecida no Corinthians, tendo ocupado a vice-presidência do clube entre 2001 e 2004. Citadini também é conselheiro vitalício do Alvinegro, e fora do Parque São Jorge fez carreira jurídica. Ele era membro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), antecipando nesta terça-feira sua aposentadoria, que ocorreria compulsoriamente em algumas semanas.

Outro nome citado nos bastidores foi o de Pedro Soares, conselheiro trienal pela chapa 11 e atualmente secretário do Conselho de Orientação (CORI), que chegou a avaliar a possibilidade de se candidatar. No entanto, conforme já dito nesta matéria, o grupo em questão optou pelo apoio a Stabile, alegando “foco no bem da instituição”.

O vitalício Ilmar Schiavenato chegou a trabalhar por sua candidatura na eleição indireta, no entanto desistiu nesta segunda-feira, 18, em informação antecipada pela Rádio Craque Neto. Um sexto nome especulado foi o de Antonio Darci Pannochia Filho, conselheiro trienal e atualmente membro da Comissão de Assuntos Administrativos do CD – no entanto a intenção não foi formalizada até o momento.

Já para o Conselho Deliberativo, três nomes surgiram até o momento, sendo que apenas um deles foi confirmado oficialmente, embora não oficializado: o do conselheiro trienal Renato Ramires. A candidatura foi informada pelo seu grupo de apoio, a chapa 11, no mesmo comunicado em que o suporte a Stabile foi publicizado.

Entre os nomes cogitados, por sua vez, estão o do atual superintendente jurídico Leonardo Pantaleão, conselheiro trienal pela chapa 55 (Paixão Corinthiana). A informação de sua possível candidatura foi divulgada primeiramente pelo jornalista Tiago Salazar, da Gazeta Esportiva, e confirmada pela Central do Timão, que também apurou a intenção de Rodrigo Bittar, conselheiro trienal pela chapa 82 (Corinthians Grande) e atual membro da Ética, de se candidatar a vice do CD. A decisão final será tomada nesta terça-feira, após reunião interna de seu grupo político.

Veja mais:

View publisher imprint