A primeira vez sem Alisson: São Paulo busca suprir ausência de seu ‘motorzinho’ no Brasileirão | OneFootball

A primeira vez sem Alisson: São Paulo busca suprir ausência de seu ‘motorzinho’ no Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Avante Meu Tricolor

Avante Meu Tricolor

·22 June 2024

A primeira vez sem Alisson: São Paulo busca suprir ausência de seu ‘motorzinho’ no Brasileirão

Article image:A primeira vez sem Alisson: São Paulo busca suprir ausência de seu ‘motorzinho’ no Brasileirão

Alisson é baixa pela primeira vez no Brasileirão (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

MARCIO MONTEIRO


OneFootball Videos


A fase do agora volante Alisson é das melhores no São Paulo. Muitos até começam a pedir uma chance ao jogador na Seleção Brasileira. Fato é que o jogador se transformou no verdadeiro ‘motorzinho’ do Tricolor em campo.

Após momento difícil na vida, onde sofreu com depressão, Alisson foi reinventado no futebol por Lucas Silvestre, filho de Dorival Jr. que sugeriu que ele atuasse como volante. Deu certo, e muito. O atleta se redescobriu no meio-campo e nunca mais perdeu a titularidade.

Em 2024 já foram 30 partidas disputadas, sendo 28 como titular. Ninguém saiu jogando tanto no ano pelo Tricolor como Alisson. É titular indiscutível de Zubeldía e nunca foi substituído pelo argentino.

No Brasileirão, Alisson também reina absoluto em participações. Atuou nos dez jogos até aqui pelo São Paulo, mas terá sua primeira ausência no torneio nacional. O volante cumpre suspensão automática contra o Vasco por ter recebido o terceiro cartão amarelo na derrota ante o Cuiabá na última rodada.

Seus números na competição impressionam. Alisson é o 5ª melhor jogador em passes certos por partida neste Brasileirão. Com exceção dos zagueiros a frente na lista, ele só fica atrás de Martinelli, do Fluminense, entre nomes do meio-campo para frente.

Alisson tem uma incrível média de 58,7 passes corretos por partida, com 90% de acerto.

É o jogador que leva a bola do campo de defesa ao ataque tricolor com rapidez e qualidade. Além de ainda se destacar também na marcação. Ele detém média de 5 bolas recuperadas por jogo no Brasileirão. Com Zubeldía, atua por vezes como o primeiro homem de contenção do meio.

A ausência diante do Vasco é dor de cabeça para Luis Zubeldía, que tem poucas opções para a posição no elenco, já que Pablo Maia se recupera de cirurgia e Bobadilla defende o Paraguai na Copa América.

Assim, a dupla de volantes deverá ser formada por Luiz Gustavo, poupado na última rodada, e Galoppo, que vem ganhando mais chances na posição onde prefere, mas não tem dado bons resultados em campo.

O Tricolor ainda conta com uma jovem dupla oriunda da base em seus treinamentos no CT, Iba Ly, senegalês de muito vigor físico promovido ao profissional neste ano, e Negrucci, segundo volante de mais técnica e visão de jogo. Ambos, no entanto, ainda não foram aproveitados por Zubeldía.

Ainda se quiser improvisar no carente setor Tricolor, o técnico pode deslocar Rodrigo Nestor ou Michel Araújo para cumprirem as funções de volante, fato que já fizeram em outros momentos da carreira. Zubeldía pode também alternar para um esquema com três zagueiros, que já utilizou nesta ainda recente passagem pelo São Paulo.

Fato é que o São Paulo irá sentir a falta de um de seus principais jogadores desta temporada, no momento mais ‘crítico’ de Luis Zubeldía no comando. O Tricolor não vence há três jogos e não marcou em dois deles. Busca retomar o caminho das vitórias

View publisher imprint