
Manchester City F.C.
·22 July 2025
10 coisas sobre Palermo antes do Troféu Anglo Palermitano

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·22 July 2025
O City enfrenta o Palermo, clube irmão do City Football Group, na primeira edição do Anglo Palermo Trophy, na Sicília, no mês que vem.
Viajaremos para o Estádio Renzo Barbera para enfrentar o time da Série B italiana às 20h (Reino Unido) no sábado, 9 de agosto, enquanto finalizamos os preparativos para a temporada 2025/26.
A partida será transmitida ao vivo em mancity.com e em nosso aplicativo oficial para assinantes do CITY+.
Antes do jogo, conheça um pouco mais sobre nossos adversários…
Marinheiros e operários de estaleiros ingleses na Sicília, além de políticos e empresários, ajudaram a fundar o Anglo Palermitan Athletic and Football Club em 1900.
Inicialmente, eles jogavam com camisas brancas e vermelhas em homenagem à bandeira da União Europeia e mudaram o nome para Palermo Football Club alguns anos depois.
O Troféu Anglo Palermitan comemora a primeira partida do clube siciliano contra uma equipe de marinheiros britânicos em 1900.
O Palermo joga no Estádio Renzo Barbera desde 1932. O nome é uma homenagem ao presidente do Palermo na década de 1970, uma era celebrada pelo clube.
Os torcedores costumam chamá-lo de "La Favorita" em homenagem ao seu nome entre 1945 e 2002.
Inicialmente construído com uma pista de atletismo, que foi removida em 1948, o que significa que as arquibancadas ao redor do campo agora parecem mais próximas do gramado.
Com capacidade para mais de 36.000 pessoas, foi usado esporadicamente para jogos em casa da Itália, além de três vezes na Copa do Mundo de 1990, com Holanda, República da Irlanda e Egito jogando lá.
Jogando de vermelho e azul desde o início, o Palermo optou pela marcante base rosa e preta com a mudança de nome em 1907.
Até hoje, o clube continua sendo um dos poucos no mundo a usar rosa em jogos em casa e, graças a isso, conquistou um status cult em todo o mundo.
O escudo do Palermo passou por muitas mudanças em sua longa e célebre história.
Desde 1921, ele tem sido predominantemente rosa e preto, em linha com os uniformes titulares.
Muitas das edições também apresentaram uma águia, que também figura no brasão da cidade.
O design atual foi revelado em 2019, com a cabeça da águia apontada em um "P" estilizado.
Após passar por um período de ouro na década de 2000, muitos dos nomes mais conhecidos do Palermo ainda estão na ativa ou se aposentaram recentemente.
O atacante uruguaio Edinson Cavani, o estoico zagueiro Andrea Barzagli e os talentos criativos argentinos Javier Pastore e Paulo Dybala estão entre eles, enquanto nomes como os campeões da Copa do Mundo Luca Toni e Fabio Grosso figuram na geração anterior.
Em 2020, o clube realizou uma votação para escolher os nomes para o Hall da Fama, com o atacante italiano Fabrizio Miccoli recebendo o maior número de votos. Miccoli marcou 81 gols em 179 jogos entre 2007 e 2013.
Com altos e baixos na pirâmide do futebol italiano, o Palermo teve bons e maus momentos.
Eles foram campeões da Série B em cinco ocasiões, a primeira em 1931/32 e a mais recente em 2013/14.
Em seus primórdios, eles frequentemente venciam a Lipton Challenge Cup, disputada entre times da Sicília e do sul do continente.
Isso significava que a final era frequentemente disputada por Palermo e Napoli, que são os atuais campeões da Itália.
Nos anos de glória do Palermo, na década de 2000, o clube disputou a Copa da UEFA/Liga Europa cinco vezes entre 2005 e 2012.
Seu melhor desempenho aconteceu na temporada 2005/06, quando chegou às oitavas de final após enfrentar times como Lokomotiv Moscou, Espanyol, Brondby e Slavia Praga.
No total, o clube disputou 28 partidas em competições europeias e venceu 13 delas.
Sendo um dos principais clubes da Sicília, o apoio ao Palermo costuma estar intimamente associado a um forte senso de identidade e orgulho pela própria ilha.
Muitos imigrantes sicilianos na Itália continental continuam a apoiar o clube após se mudarem, enquanto alguns torcedores do Palermo radicados na Alemanha até fundaram seu próprio clube em homenagem ao seu time de origem, o FC Rosaneri.
O "I Rosanero" tornou-se o décimo primeiro membro do CFG em 2022 e inaugurou sua própria City Football Academy apenas dois anos depois.
O histórico clube siciliano se tornará o quarto time do CFG que o time principal masculino do Manchester City enfrentará em campo, após amistosos anteriores com Melbourne City FC, Yokohama F. Marinos e Girona FC.
Após terminar em oitavo lugar na Série B na temporada passada, o Palermo nomeou neste verão o lendário ex-atacante Filippo Inzaghi como seu novo técnico.
Desde que se aposentou como jogador em 2012, ele atuou como técnico em diversos clubes italianos, mas agora almeja retornar à primeira divisão pelo seu novo clube.
Este será seu primeiro jogo em casa como técnico do Palermo, então haverá uma grande expectativa entre a torcida, além da empolgação com o jogo em si.