MKT Esportivo
·12. Dezember 2024
In partnership with
Yahoo sportsMKT Esportivo
·12. Dezember 2024
Em novembro, o Vasco da Gama deu passos importantes na negociação para a venda de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ao grupo liderado pelo empresário Evangelos Marinakis. O grego é dono de um projeto de multiclubes que inclui o Nottingham Forest, o Olympiacos e o Rio Ave, era apontado como o principal interessado em assumir o controle da operação cruzmaltina.
No entanto, a disputa ganhou novos contornos com a entrada de Andrea Radrizzani, proprietário da Sampdoria. De acordo com a rádio Itatiaia, o empresário italiano está em vantagem nas tratativas, que já atingiram a fase de troca de documentos e análise jurídica. Segundo informações publicadas pelo ge, as conversas entre Radrizzani e o Vasco estão mais avançadas, ampliando as chances de um desfecho favorável a ele.
O clube brasileiro busca concluir a venda de sua SAF rapidamente, refletindo o desejo de avançar com o projeto de reestruturação. A A-Cap, seguradora norte-americana que assumiu parte das ações da 777 Partners, também tem pressa em finalizar o negócio com o objetivo de reduzir os prejuízos acumulados. Apesar do ritmo acelerado nas negociações, o Vasco mantém discrição e, oficialmente, comentou sobre o processo sem mencionar os nomes dos investidores interessados.
“O Vasco da Gama vem a público esclarecer que o processo de busca por investidores para a Vasco SAF segue em andamento, com todas as tratativas ainda em estágios iniciais de diligências. Até o momento, nenhum dos interessados apresentou proposta formal para aquisição da SAF. Reiteramos que toda e qualquer negociação será conduzida com seriedade e responsabilidade, com avaliações criteriosas por parte da diretoria e envolvendo todos os conselhos, visando garantir que os interesses do Vasco sejam sempre priorizados e que erros cometidos no passado não se repitam”, informou a nota do clube.
Conheça os dois empresários que disputam a SAF do Vasco:
Evangelos Marinakis
No Olympiacos, Marinakis soma, como proprietário, dez títulos da liga grega, com destaque para sete conquistas consecutivas entre 2011 e 2017, além do recente título da Uefa Conference League, conquistado sobre a Fiorentina.
À frente do Nottingham Forest, ele conseguiu levar o time bicampeão europeu de volta à Premier League após 20 anos fora da elite, e na segunda temporada na liga inglesa, o clube ocupa a sétima posição. Já no Rio Ave, que adquiriu em 2023, os resultados ainda são mais discretos, com o time terminando o último Campeonato Português na 12ª colocação e figurando atualmente no 9º lugar.
Andrea Radrizzani
No início de sua trajetória no futebol ingçês, Radrizzani ajudou o Leeds United a voltar à Premier League em 2020, após 16 anos longe da elite. Sob sua gestão, o time permaneceu na primeira divisão por três temporadas, antes de ser rebaixado em 2023, ano em que o clube foi vendido à 49ers Enterprises, proprietária do San Francisco 49ers, da NFL.
Paralelamente, o empresário italiano assumiu a Sampdoria. Rebaixado para a Serie B e ameaçado pela falência, o clube de Gênova tenta se reerguer com a ajuda de capital injetado pelo investidor e seu parceiro Matteo Manfredi. Apesar dos esforços, a Sampdoria caminha para sua segunda temporada consecutiva na segunda divisão.
Neste momento, o Vasco da Gama avalia as propostas recebidas para a compra das ações de sua SAF, sem demonstrar preferência por nenhum dos investidores interessados. O clube brasileiro adota uma postura cuidadosa, analisando todas as possibilidades antes de tomar uma decisão final.