Leonino
·6. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·6. Januar 2025
O Sporting defronta na próxima terça feira, dia 7 de janeiro, o Porto, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga. Ainda antes da partida começar, Rui Borges já tem algumas boas notícias: a primeira delas é um Viktor Gyokeres embalado - porque começou o ano com um hat-trick em Guimarães - mas também inspirado, uma vez que vai encontrar a equipa grande contra a qual mais fatura.
O avançado sueco chegou ao Clube em 2023, proveniente do Coventry, e desde então já disputou cinco clássicos contra o Porto. Nesses cinco jogos, saltam à visto duas estatísticas: em primeiro lugar, apenas não esteve ligado a nenhum golo em um desses cinco desafios em que participou; em segundo lugar, marcou quatro golos e realizou quatro assistências - uma média superior a uma contribuição de golo por jogo contra os dragões.
As duas primeiras contribuições vieram logo em dezembro de 2023, meses depois de ter chegado a Portugal, quando as duas equipas se defrontaram pela primeira vez desde que Gyokeres chegou ao Clube: um golo e uma assistência, em vitória por 2-0 do Sporting. No jogo seguinte, em abril de 2024, saltou do banco para bisar no dragão e salvar um empate para os leões.
Foi ao terceiro jogo que ficou em branco, sem qualquer golo ou assistência, na final da Taça de Portugal perdida pelos verdes e brancos no prolongamento. Na Supertaça, já nesta temporada 24/25, voltou a assistir, por duas vezes - apesar da derrota dos leões nas grandes penalidades. As equipas defrontaram-se mais uma vez, para a Liga Portugal Betclic, e o sueco voltou a marcar, na vitória leonina por 2-0.
Para além de querer manter o bom registo contra um dos rivais preferidos, Viktor Gyokeres também quererá cumprir outro objetivo: o de alcançar o título de melhor marcador da Taça da Liga. Neste momento segue na primeira posição, empatado com Pavlidis, com dois golos marcados. Terá de marcar mais que o grego durante a final four para alcançar o galardão.