MundoBola Flamengo
·24. Juli 2025
Saúl se encanta com Flamengo: estrutura acima do Atlético de Madrid, reencontro com Filipe e vida nova no Rio

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24. Juli 2025
Saúl Ñíguez viveu o primeiro dia como jogador do Flamengo nesta quarta-feira (23). Um dia após desembarcar no Rio de Janeiro, o espanhol de 30 anos conheceu as instalações do Ninho do Urubu, realizou exames médicos e concedeu sua primeira entrevista como atleta rubro-negro, à Flamengo TV. Com um sorriso largo no rosto, ele mostrou bastante entusiasmo com o desafio que terá no Mengão.
A negociação com o Flamengo foi conduzida em sigilo e só se tornou pública quando já estava praticamente fechada. O meia rescindiu com o Atlético de Madrid, rejeitou uma proposta mais vantajosa do Trabzonspor e aceitou um contrato de três anos com o Rubro-Negro. Para ele, o chamado da camisa pesou mais que qualquer outro fator. "Quando te chama um clube como o Flamengo, você tem que ir. Não se pode rejeitar", afirmou.
"É a minha primeira vez aqui no Brasil. Estou muito contente, muito emocionado", disse Saúl. O novo Camisa 8 do Mengão também falou sobre a estrutura do clube, relembrou sua relação com Filipe Luís e Jorginho, revelou expectativas sobre a vida no Rio e reforçou o desejo de fazer história com o Manto Sagrado. Confira:
A forte ligação com Filipe Luís, hoje treinador do Flamengo, foi determinante para a vinda de Saúl. Os dois construíram uma relação de respeito e parceria no Atlético de Madrid, onde atuaram juntos em 143 partidas e conquistaram títulos importantes como Liga Europa, Supercopa da UEFA e Copa do Rei. Segundo o espanhol, Filipe já falava com entusiasmo sobre o Rubro-Negro desde os tempos de Espanha.
"No final, o que mais conheço do Flamengo é o Filipe Luís. Não somente porque agora é treinador, mas porque quando estava no Atlético de Madrid e ele já tinha pensado em vir aqui para jogar, sempre me falava sobre o time e, sobretudo, sobre os seus fãs. Tínhamos uma boa relação. Apesar da distância, sempre lhe escrevia, me alegrava de seus sucessos", afirmou.
Filipe não foi o único laço afetivo com o elenco. Saúl também já dividiu o vestiário com Jorginho, durante a temporada 2021/22 no Chelsea. Juntos, conquistaram o Mundial de Clubes. Agora, espera reencontrar os dois de maneira vitoriosa no Flamengo.
Logo em seu primeiro contato com o Ninho do Urubu, Saúl ficou impressionado. A estrutura do centro de treinamento rubro-negro foi comparada por ele às melhores da Europa. O meia afirma que supera as instalações do Atlético de Madrid, clube onde jogou por mais de uma década.
"Se nota em todos os detalhes que o clube é gigante, muito grande. Tem um ginásio, tem as melhores ferramentas para tirar o melhor rendimento dos jogadores. O Atlético de Madrid é um clube mais humilde em termos de ter essas ferramentas. Está crescendo, mas ainda está fazendo isso agora. O Clube de Sevilla é parecido. Se tivesse que comparar, seria mais com as do Chelsea", revelou.
Saúl reencontrará velhos conhecidos no Flamengo, mas também inicia novas relações. Plata e De La Cruz foram apresentados ao meia nesta quarta-feira, durante o primeiro treino no Ninho, já que foram ao CT
"Conheço vários companheiros do time, sobretudo o Jorginho, eu conheci ele no Chelsea, e o Filipe, no Atlético de Madrid. Os outros têm sido rivais. Danilo e Alex Sandro são os dois que eu conhecia de enfrentar. Os outros estão jogando, porque o time já viajou. Sim, claro, De La Cruz e Plata (quem conheceu nesta quarta)."
A entrevista revelou um Saúl empolgado não só com o clube, mas também com a cidade do Rio de Janeiro. Logo no primeiro dia, saiu para passear com a família pela praia e notou algo que chamou atenção: o domínio rubro-negro nas ruas.
"Esta manhã eu saí para dar um passeio com a família pela praia, vejo gente sempre fazendo esporte, é saudável. Espero poder me acomodar aqui, viver com a minha família", contou. E completou, ao falar sobre a torcida: "Iam pela rua com a camiseta do Flamengo, depois com a branca, depois com a de outros anos. Também vi uma da Seleção Espanhola, mas não vi outra camiseta que não seja do Flamengo."
O carinho já foi sentido também no aeroporto, onde torcedores como o ilustre Chapolin compareceram para recepcioná-lo. Perguntado se já tirou fotos na rua, o meia respondeu com bom humor: "Sim. Às seis da manhã não havia muita gente, então não foram muitas."
A vinda de Saúl ao Flamengo não foi uma questão de oportunidade. Ele revelou que tinha diversas propostas da Europa, incluindo da própria Espanha, além de um acerto encaminhado com o Trabzonspor, da Turquia. Mas tudo mudou após a investida rubro-negra.
"Sim, tive [propostas] da Turquia, que era a mais perto de fechar, porque economicamente era muito forte. Mas havia muitas outras propostas na Europa, inclusive na Espanha. Mas, no final, quando te chama um clube como o Flamengo, você tem que ir. Não se pode rejeitar", declarou.
A proposta do Flamengo foi aceita após uma rápida reviravolta. O fator familiar também pesou, como o próprio jogador confirmou. "É uma decisão tomada juntamente com a minha família", disse.
Perguntado sobre suas características dentro de campo, Saúl destacou qualidades que se encaixam perfeitamente no modelo de Filipe Luís: versatilidade, entrega e leitura tática. Ele promete dedicação total ao time, sem qualquer vaidade por estatísticas individuais.
"Sou um jogador que gosta muito de chegar no campo, mas sou um jogador com muito recorrido, muito trabalho, e tento que todo o meu trabalho seja ao serviço do time. Não só olhar gols individuais ou assistências, mas pensar no trabalho do time e dar o meu melhor para que o time ganhe", afirmou.
Filipe Luís deve falar sobre a contratação do meio-campista após a partida contra o Red Bull Bragantino, nesta quarta, em Bragança Paulista.
Se há uma preocupação constante no futebol brasileiro, é o calendário. Mas para Saúl, que jogou a maior parte da carreira em alto nível na Europa, isso não será um obstáculo. Ele garantiu estar habituado a jogar em sequência desde muito jovem.
"No Atlético de Madrid, quando você joga Champions, Copa e Liga, você vai jogar todos os três dias. Estou acostumado desde os 17 anos a jogar todos os três dias. Mesmo se você se sentir melhor, quando começa a jogar todos os partidos e todos os dias, você se sente melhor. Então isso não é um problema para mim", garantiu.
Com a maratona que o Flamengo tem até o fim de agosto, a resistência física do espanhol certamente será testada já nas próximas semanas. A expectativa é de estreia contra o Atlético-MG, já neste domingo (27).
O bom humor de Saúl apareceu em vários momentos da entrevista, especialmente ao falar do idioma. Apesar de ainda se expressar majoritariamente em espanhol, ele mostrou vontade de aprender o português rapidamente para se adaptar tanto ao clube quanto à cidade. Ele já tem inclusive uma palavra favorita.
"Tem uma que me faz gostar, que sempre se diz, é 'beleza', não? Não sei porque, mas cada vez que eu digo beleza, é como... bem, não? Não sei o que significa, mas sempre que termina... acho que é como vale!", brincou.
Ele contou que contratará um professor particular para acelerar o aprendizado, já que quer se comunicar com a torcida e mergulhar na cultura do Rio de Janeiro. "Tenho que estudar para me adaptar, para poder me comunicar com a gente, me envolver um pouco na cidade", concluiu.