AVANTE MEU TRICOLOR
·3. August 2025
O REI DA CERA: PESQUISA APONTA RAFAEL COMO GOLEIRO QUE MAIS CATIMBA NO BRASILEIRÃO

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·3. August 2025
Arqueiro tricolor durante jogo da competição nacional neste ano (Miguel Schincariol/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Levantamento feito pelo grupo Better Collective, que administra sites noticiosos sobre futebol e também faz compilado de dados estatísticos, apontou Rafael como o goleiro que mais faz cera no futebol brasileiro.
A estatística leva em consideração os jogos até a 17ª rodada, ou seja, as partidas até antes da vitória sobre o Fluminense, no último final de semana.
De acordo com os números deles, o camisa 23 do São Paulo parou os jogos oito vezes ao longo do atual Brasileirão, com o total de 14 minutos e 1 segundo no tempo agregado de paralisação.
Ainda segundo a Better Collective, a maioria desse tempo de atendimento a Rafael nos jogos foi com o Tricolor em vantagem no placar, caracterizando estratégia para quebrar o ritmo das partidas, apesar de não revelarem o detalhamento exato da minutagem.
Curiosamente, o segundo colocado dessa relação foi pivô de uma polêmica ocorrida após a tabulação dos dados. É Léo Jardim, goleiro do Vasco que parou seis vezes para atendimento em um total de 11 minutos e 28 segundos, e que acabou expulso no último final de semana em empate com o Internacional, fora de casa, justamente por fazer cera quando seu time vencia por 1 a 0.
Rafael é o único goleiro dos grandes clubes paulistas a integrar a relação divulgada.