Coluna do Fla
·11. August 2025
Mudanças a caminho? CBF prepara proposta para reformular calendário do futebol brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·11. August 2025
Após diversas reclamações, o calendário do futebol brasileiro passará por ajustes. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, revelou que pretende apresentar uma nova proposta nos próximos 60 dias, que será submetida à análise de clubes e federações. A informação foi divulgada pela TNT Sports e confirmada pela reportagem do Coluna do Fla.
Eleito presidente da CBF em maio de 2025, Samir Xaud já antecipou que pretende implementar mudanças importantes no futebol brasileiro. Entre as ideias em análise, está a redução do número de datas dos Campeonatos Estaduais.
A ideia é que, a partir de 2026, esses torneios aconteçam em até 11 datas, com o objetivo de otimizar o calendário e evitar a sobrecarga de jogos para clubes e atletas. Durante a coletiva de apresentação, Samir afirmou: “Uma das primeiras mudanças é a redução de datas do Estaduais”, começou.
— Estamos projetando fazer com 11 datas a partir do ano que vem. É uma singela demonstração de que nós queremos mesmo que mude. Nós começaremos com o pé direito”. Ele explicou que essa medida pode ser um dos principais passos para reformular o calendário nacional e destacou o diálogo com as federações estaduais -, continuou.
— Já estamos conversando com os presidentes (das federações estaduais) sobre as datas. Não acredito que teremos problemas. Os Estaduais agora terão que se adequar às normas da CBF -, completou o dirigente. Samir demonstrou confiança de que as competições regionais irão se adaptar às novas diretrizes.
Nesta temporada, a CBF estabeleceu 16 datas para a disputa dos campeonatos estaduais em todo o país. Dessa forma, os torneios começaram em 12 de janeiro e seguiram em andamento até o encerramento no dia 26 de março.
Durante esse período, os clubes disputaram as fases iniciais dos respectivos estaduais, buscando garantir vantagem para as etapas seguintes. Em suma, com a programação concentrada nesse intervalo, o calendário nacional acabou ficando mais apertado, o que reforça a necessidade de ajustes para melhorar a organização e evitar sobrecarga para as equipes.