AVANTE MEU TRICOLOR
·17. August 2025
DIRETOR DA CHAPECOENSE REVELA BRECHA EM CONTRATO E JÁ FALA EM TOM DE DESPEDIDA SOBRE LATERAL ALVO DO SÃO PAULO

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·17. August 2025
Maílton durante partida da Série B deste ano (Rafael Bressan/Chapecoense)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
A negociação do São Paulo para contratar o lateral-direito Maílton ganhou novos capítulos neste domingo (17), após declarações dadas pelo seu executivo de futebol, João Carlos Maringá.
O dirigente revelou algo até então inédito: o contrato de empréstimo com o Metalist pelo jogador não há cláusulas fixadas para o rompimento do acordo, como até então os ucranianos vinham alegando ao Tricolor.
Ou seja, Maílton pode deixar o clube catarinense quando bem entender, desde que haja entendimento com os europeus para isso.
"É o nosso jogador que mais se destacou e o que estamos mais desprotegidos. Estamos fazendo todo o esforço possível, mas sem fazer loucuras, para a manutenção dos atletas. Isso seria mais importante do que contratar, porque é notório que o futebol da Chape encaixou e estamos jogando em nível de acesso", apontou.
"Não há garantia de permanência dele caso receba proposta mais vantajosa", completou.
Tão logo o nome de Maílton veio à tona como sedo alvo do São Paulo para a atual janela de transferências, os torcedores mais cornetas devem ter torcido o nariz. Não é para menos, afinal o jogador não é lá um dos nomes mais conhecidos do futebol brasileiro.
Mas, como dizem, calma torcedores...
O fato é que Maílton vem sendo um dos destaques não só do time catarinense, que faz excelente campanha na Segundona e briga pelo acesso (atualmente é o quarto colocado na classificação), mas de toda a competição.
Não é exagero dizer que o jogador de 27 anos é o melhor da posição de toda a Série B. Afinal ele lidera algumas das estatísticas entre todos os laterais-direitos.
O jogador é o lateral-direito que mais marcou gols (6), mais deu assistências (3), tem mais participações diretas em gols (9), deu mais chutes ao gol (média de 2,4 por jogo), executou mais dribles certos (média de 2,1 por jogo) e executou ainda mais interceptações (média de 1,5 por jogo).
Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR informou, a resposta do Metalist foi desanimadora. Os ucranianos primeiramente aceitavam apenas a negociação em definitivo do jogador. Depois, até topavam emprestá-lo com cláusula de compra fixada, mas exigiam o pagamento imediato da taxa de cessão. Como se sabe, afinal, dinheiro é o maior dos problemas para o Tricolor ultimamente.
Na verdade, a pedida do Metalist tem até algum fundamento, já que eles precisam pagar uma multa à Chapecoense para tirar o jogador de lá. Por mais que há entendimento dos europeus e dos agentes do lateral que a oportunidade em um clube maior como o São Paulo seja muito melhor, o que é certo, é certo.
A oferta são-paulina nesta quinta é de abrir mão de uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões que os ucranianos possuem quando da contratação do ponta Paulinho Bóia, em janeiro de 2022. Atualmente o jogador está no Nacional, de Portugal.
Tudo isso pela velha fórmula habitual: empréstimo até o final do ano com cláusula de compra em definitiva fixada.
Maílton é um dos destaques da bela campanha que a Chapecoense protagoniza na Segundona, brigando pelo acesso à elite. É considerado um dos melhores da posição da competição. Nesta temporada, já foram sete gols e sete assistências anotadas. Extremamente ofensivo, já fez as vezes de ponta no time catarinense.