oGol.com.br
·28. Juli 2025
Da Série B ao fundo do poço: Brasil de Pelotas pode ficar sem calendário nacional para 2026

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·28. Juli 2025
Na segunda metade da última década foi comum encontrar o Brasil de Pelotas em campo durante os jogos da Série B do Campeonato Brasileiro. Em forte projeto de ascensão, a equipe que havia disputado a Segundona somente uma vez na história, acumulou seis participações consecutivas até 2021. Desde então, tudo mudou e nesta semana, o Xavante teve confirmada a sua eliminação na Série D, o que praticamente decretou que a equipe não terá calendário nacional em 2026.
A temporada do Brasil de Pelotas terminou neste domingo, 27, com vitória fora de casa diante do Barra. Só serviu para dar um fim menos melancólico ao desastre em 2025. O Xavante acabou eliminado na primeira fase da Série D, com 16 pontos conquistados e na sexta posição do Grupo 8.
A falta de calendário nacional aconteceu com ainda mais melancolia. No Campeonato Gaúcho, o Brasil de Pelotas foi rebaixado com a pior campanha geral e vai disputar a segunda divisão estadual pela primeira vez desde 2013. O rebaixamento aconteceu com a companhia do Pelotas, seu maior rival.
"A gente conversou de fazer um time um pouco mais pesado para tentar buscar uma Copa do Brasil e ficar entre os quatro do Campeonato Gaúcho, gastar um pouquinho mais. E deu tudo errado", disse o vice-presidente Gonzalo Russomano em entrevista coletiva após a queda no Estadual.
Antes da última sequência, Brasil de Pelotas havia disputado a Série B em somente uma oportunidade, no longínquo ano de 1980. Um forte projeto de reestruturação, que já tinha rendido duas semifinais de Gaúcho em anos recentes se transformou em acesso para a Segundona.
A equipe gaúcha então esteve na Série B entre 2016 e 2021, geralmente na segunda parte da tabela, mas mostrando competitividade. A melhor campanha aconteceu em 2017, quando terminou no oitavo lugar, com 51 pontos conquistados.
Então veio a derrocada em 2021. O Brasil de Pelotas fez uma campanha completamente desastrosa e o rebaixamento aconteceu com muitas rodadas de antecedência. O Xavante teve 4 vitórias, 11 empates e incríveis 23 derrotas. Com o pior ataque e a segunda pior defesa, acabou rebaixado com apenas 23 pontos e na lanterna.
Mas a saída da Série B depois de seis temporadas foi apenas o início dos anos de terror para o torcedor xavante. Na Série C de 2022, o Brasil de Pelotas seguiu sem conseguir boas atuações e ficou apenas na 18ª posição, com 17 pontos em 19 jogos. Foi o segundo rebaixamento consecutivo, agora para Série D.
Nos anos seguintes, o Brasil de Pelotas até conseguiu avançar até o mata-mata, mas sem chegar nas fases mais agudas. Em 2023, foi eliminado já na segunda fase para o Patrocinense. Em 2024, a queda aconteceu nas oitavas de final, após sofrer duas goleadas contra o Brasiliense.
A crise financeira e institucional foi grande no Brasil de Pelotas, que também viveu escândalos fora de campo. Em 2024, ex-dirigentes foram alvo de operação do Ministério Público por suspeita de desviar e se apropriar de recursos do clube.
Agora, o Brasil de Pelotas só terá calendário na Série A2 estadual do ano que vem. A competição consiste em uma primeira fase com 14 jogos e mata-mata em ida e volta com quartas de final, semifinal e final. Ou seja, se tudo der certo, o Xavante disputará apenas 20 jogos em 2026, todos em contexto regional.
A única chance de disputar uma competição nacional em 2026 reside na Copa Gaúcha, já que o campeão, que antes ganhava vaga na Copa do Brasil, agora se garante na Série D de 2026.