Guia 2. Bundesliga 2025/26 - Parte 1 | OneFootball

Guia 2. Bundesliga 2025/26 - Parte 1 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fussball Brasil

Fussball Brasil

·29. Juli 2025

Guia 2. Bundesliga 2025/26 - Parte 1

Artikelbild:Guia 2. Bundesliga 2025/26 - Parte 1

Da luta pela sobrevivência ao sonho do acesso: 2. Bundesliga 2025/26 promete ser um turbilhão de emoções

Foto: Derbystar/DFL no Twitter/X - Reprodução

Na 52ª edição da 2. Bundesliga, o nosso tradicional guia de temporada chega com um novo formato: agora setorizamos os clubes em grupos temáticos — e começamos com aqueles que devem travar a árdua batalha contra o rebaixamento. A temporada 2025/26 da Zweite Liga começa no dia 1º de agosto de 2025 e se encerra em 17 de maio de 2026. No Brasil, todas as partidas seguem sendo exibidas pelo aplicativo e site do OneFootball.


OneFootball Videos


Os horários dos jogos seguem a estrutura tradicional: nas sextas-feiras, duas partidas às 13h30 (14h30 após o fim do horário de verão europeu), com exceção da abertura da temporada, que acontece às 15h30. Aos sábados, jogos às 08h (09h com horário de verão europeu) e às 15h30 (16h30 com horário de verão europeu); já aos domingos, a bola rola às 08h30 (09h30 com o ajuste europeu).

Os que nadam contra a maré: os candidatos contra o rebaixamento

A 2. Bundesliga pode ser encarada como um trampolim para algumas equipes, para outros, a temporada será um verdadeiro teste de resistência. Arminia Bielefeld, Dynamo Dresden, Preussen Münster e Eintracht Braunschweig, chegam com elencos e orçamento apertado, e precisarão de muita luta e porque não um pouco de sorte para escapar da 3. Liga.

Arminia Bielefeld

BIELEFELD, ALEMANHA - 10 DE JULHO: A equipe do DSC Arminia Bielefeld posa durante a apresentação da equipe na Schueco Arena em 10 de julho de 2025, em Bielefeld, Alemanha. (Foto de Thomas F. Starke/Getty Images).

De volta à 2. Bundesliga após o título da 3.Liga, o Arminia Bielefeld não prometeu revoluções na temporada 2025/26. O clube manteve a postura pragmática que marcou sua campanha de acesso no mercado de transferências, evitando altos investimentos em transferências, apostando em empréstimos de jovens talentos de outros clubes e priorizando a manutenção da base do elenco atual. Como declarou o diretor esportivo Michael Mutzel, não houve um "carrinho de mão cheio de dinheiro" para reforços e as poucas mudanças refletem essa filosofia.

O time perdeu duas peças importantes em relação ao último ano, o lateral-esquerdo Louis Oppie, que se transferiu para o FC St. Pauli e o meio-campista Marius Wörl, que retornou de empréstimo ao Hannover 96. Para recompor o grupo, o Bielefeld apostou em jovens (Florian Micheler, meio-campista, emprestado pelo TSG Hoffenheim, Jonathan Norbye, zagueiro, emprestado pelo RB Leipzig e Benjamin Boakye, ponta, contratado junto ao VfB Stuttgart II), mas a principal referência no mercado de transferências do clube do Alm, é experiente. O meio-campista, Marvin Mehlem, ex-SV Darmstadt e SC Paderborn retorna a Alemanha após um ano e vem para acirrar a competição no elenco na posição com o capitão Mael Corboz e Stefano Russo.

Fique de Olho: Joel Grodowski

Artikelbild:Guia 2. Bundesliga 2025/26 - Parte 1

BIELEFELD, ALEMANHA - 10 DE JULHO: Joel Grodowski, do DSC Arminia Bielefeld, posa durante a apresentação da equipe na Schueco Arena, em 10 de julho de 2025, em Bielefeld, Alemanha. (Foto de Thomas F. Starke/Getty Images).

O atacante de 27 anos e de contrato renovado é uma das maiores apostas do Arminia para a temporada. Vindo do rival Preussen Münster, na janela de transferências de inverno, Grodowski foi decisivo no acesso: em apenas 17 partidas na 3.Liga, teve 10 participações em gol (5 gols e 5 assistências). A expectativa é que ele finalmente dê o salto para a 2.Bundesliga após meio ano ruim no Adlerträger.

Provável Equipe Base (4-3-3):

Jonas Kersken; Christopher Lannert, Leon Schneider, Maximilian Grosser, Tim Handwerker; Stefano Russo (Marvin Mehlem), Sam Schreck, Mael Corboz; Noah Sararen Bazee, Benjamin Boakye, Joel Grodowski; TR: Mitch Kniat.

Dynamo Dresden

DRESDEN, ALEMANHA - 18 DE JULHO: Elenco SG Dynamo Dresden durante a apresentação da equipe em 18 de julho de 2025 em Dresden, Alemanha. (Foto de Matthias Kern/Getty Images).

O Dynamo Dresden está de volta à 2. Bundesliga após três anos, mas sua permanência na divisão promete ser uma batalha dura. Diferentemente de outros times que subiram com elencos reforçados, o SGD chega com um plantel tecnicamente mais limitado que a maioria dos seus rivais. A grande baixa foi o lateral Jonas Sterner, peça-chave da campanha de acesso, com oito participações diretas em gols, se transferiu para o Hannover 96.

E mesmo sem perder a base do elenco que conquistou a promoção, a falta de profundidade técnica em relação aos adversários preocupa. No verão europeu, o diretor esportivo Thomas Brendel foi atrás de jogadores experientes para suprir os problemas da equipe. Lennart Grill, ex-Greuther Fürth e Eintracht Brausnchweig é uma opção no gol, Konrad Faber, ex-Jahn Regensburg, mas que estava no St.Gallen, da Suíça vem como reposição a Jonas Sterner, do rival Hansa Rostock chegaram o zagueiro Alexander Rossipal e o meio-campista Nils Fröling.

Na 3. Liga, o Dresden se destacou por um jogo de posse e construção organizada. Porém, a 2. Bundesliga exige mais intensidade e velocidade. O técnico Thomas Stamm, estreante na divisão, terá de decidir se mantém seu estilo ou adapta o time para um futebol mais direto, aproveitando o faro de gol de Daferner.

Fique de olho: Christoph Daferner

DRESDEN, ALEMANHA - 18 DE JULHO: Christoph Daferner, do SG Dynamo Dresden, posa durante a apresentação da equipe em 18 de julho de 2025 em Dresden, Alemanha. (Foto de Matthias Kern/Getty Images).

O atacante de 27 anos é a principal esperança de gols do Dresden. Após passagens discretas por Aue, Nürnberg e Düsseldorf, ele encontrou no clube seu lugar de destaque, sendo decisivo tanto na 3. Liga quanto em sua última passagem pela 2. Bundesliga. Se mantiver a eficiência, será o nome que pode garantir a permanência do time na divisão.

Provável Equipe Base (4-3-3):

Tim Schreiber; Konrad Faber, Claudio Kammerknecht, Lars Bünning, Sascha Risch; Lukas Boeder (Kofi Amoako), Vinko Šapina, Niklas Hauptmann; Jakob Lemmer, Dominik Kother, Christoph Daferner; TR: Thomas Stamm.

Preussen Münster

MUENSTER, ALEMANHA - 10 DE JULHO: Elenco do Preußen Münster, posa durante a apresentação da equipe no Preussenstadion em 10 de julho de 2025, em Muenster, Alemanha. (Foto de Christof Koepsel/2025 Getty Images).

A permanência do Preußen Münster na 2. Bundesliga 2024/25 foi conquistada mais por sorte do que juízo. Após a demissão do técnico Sascha Hildmann faltando apenas três jogos para o fim do campeonato, um trio improvisado composto por Kieran Schulze-Marmeling, Christian Pander e Sören Weinfurtner assumiu o comando da equipe e, com atuações heroicas de Jorrit Hendrix e do capitão Marc Lorenz, garantiu a permanência na Zweite Liga.

Ciente da necessidade de maior estabilidade, o clube contratou um dos técnicos mais promissores do cenário alemão: Alexander Ende. Vindo do SC Verl, onde comandou um futebol ofensivo e vibrante, o profissional jovem já havia chamado atenção de clubes como o Paderborn, que o considerou para substituir Lukas Kwasniok, novo técnico do 1.FC Köln. Agora, em Münster, ele terá a missão de transformar um time que sobreviveu por pouco em um projeto consistente.

Para evitar novos sustos, o diretor esportivo Ole Kittner alinhados ao estilo de Ende. Lars Lokotsch e Marcel Benger acompanharam o técnico e também deixaram o SC Verl e seguiram suas carreiras em Münster, Oscar Vilhelmsson, chega do SV Darmstadt e deve trazer mais jovialidade e qualidade no último terço de campo da equipe, que foi o quarto ataque mais fraco da competição, Paul Jaeckel, ex-Union Berlin, substitui um dos pilares defensivos da equipe na última temporada, o zagueiro Lukas Frenkert, que se transferiu para o Eintracht Braunschweig.

Apesar das saídas de Frenkert, Dominik Schad e Luca Bazzoli no setor defensivo, a equipe manteve o principal expoente individual, o goleiro Johannes Schenk.

Fique de Olho: Johannes Schenk

MUENSTER, ALEMANHA - 10 DE JULHO: Johannes Schenk, do Preußen Münster, posa durante a apresentação da equipe no Preussenstadion, em 10 de julho de 2025, em Muenster, Alemanha. (Foto de Christof Koepsel/2025 Getty Images).

O arqueiro de 22 anos, chegou em 2023 do Bayern II e, em pouco tempo, desbancou o experiente Max Schulze-Niehues. Na temporada passada, foi decisivo com defesas cruciais e hoje é um dos goleiros mais seguros da segunda divisão, além de se adaptar perfeitamente ao estilo de Ende, graças à sua habilidade com os pés. Se continuar evoluindo, se consolida como grande revelação do Münster.

Provável Equipe Base (4-4-2):

Johannes Schenk; Marco Meyerhöfer (Jano ter Horst), Paul Jaeckel, Torge Paetow, Mikkel Kirkeskov (Luca Bolay); Marcel Benger, Jorrit Hendrix; Marc Lorenz (Charalambos Makridis), Oliver Batista Meier (Bouchama); Oscar Vilhelmsson (Lars Lokotsch), Etienne Amenyido (Malik Batmaz); TR: Alexander Ende.

Eintracht Braunschweig

BRAUNSCHWEIG, ALEMANHA - 22 DE JULHO: Jogadores do Eintracht Braunschweig posam durante a apresentação da equipe no estádio Eintracht em 22 de julho de 2025 em Braunschweig, Alemanha. (Foto de Ronny Hartmann/Getty Images)Pela primeira vez em três anos na 2. Bundesliga, o Eintracht Braunschweig viveu o drama dos play-offs de rebaixamento na temporada passada. Depois de uma vitória por 2 a 0 contra o Saarbrücken fora de casa, os Löwen quase viram o acesso escapar diante de sua torcida, até que Rayan Phelippe, aos 120 minutos da prorrogação, garantiu a permanência. O susto, porém, serviu de alerta: era hora de mudanças profundas.

O clube não poupou esforços para evitar um novo sufoco. O ex-técnico Daniel Scherning foi demitido ainda na reta final do campeonato, e a diretoria, liderada pelo diretor esportivo Benjamin Kessel, optou por uma reestruturação completa. A comissão técnica agora é formada por Marc Pfitzner e Jasmin Fejzić (ex-jogadores do clube), sob o comando do jovem Heiner Backhaus, ex-Alemannia Aachen.

Backhaus chega como um sopro de esperança: seu estilo de jogo físico e pressionante combina com o perfil do elenco, que precisa ser mais intenso e organizado para evitar novos sustos.

Braunschweig perdeu peças importantes como: Rayan Philippe (Hamburger SV), Paul Jaeckel (SC Preussen Münster e Ermin Bicakckic (sem clube) e recompôs o plantel com peças com potencial de crescimento: Louis Breunig (zagueiro, ex-Jahn Regensburg), Lukas Frenkert (zagueiro, ex-Preussen Münster), Robin Heusser (meio-campista, ex-Karlsruher) e Erencan Yardimci (atacante, emprestado pelo Hoffenheim). Mas como trunfo principal do verão europeu, foi as permanências de Lino Tempelmann (meio-campista) e Ron-Thorben Hoffmann (goleiro) adquiridos em definitivo junto ao Schalke 04 por 400 mil euros no total. Dos Azuis-Reais também veio o lateral/ponta Mehmet Aydin, sem custos de transferência.

Fique de olho: Erencan Yardimci

BRAUNSCHWEIG, ALEMANHA - 22 DE JULHO: Erencan Yardimci, do Eintracht Braunschweig, posa durante a apresentação da equipe no estádio Eintracht, em 22 de julho de 2025, em Braunschweig, Alemanha. (Foto de Ronny Hartmann/Getty Images).O atacante turco de 20 anos é a grande aposta do Braunschweig. Com passagem pelas seleções de base da Turquia e 10 gols na SüperLig, ele chegou à Europa com status de promessa, mas ainda não decolou no Sturm Graz ou no Hoffenheim. Agora, terá a chance de provar seu valor em um time que depende diretamente de seus gols. Se adaptar-se rápido, pode ser o herói da temporada.Provável Equipe base (3-4-2-1): Ron-Thorben Hoffmann; Lukas Frenkert, Kevin Ehlers (Louis Breunig), Sven Köhler; Mehmet Aydin (Marvin Rittmüller), Johan Gomez, Lino Tempelmann (Robin Heusser), Fabio Di Michele Sanchez; Christian Conteh (Fabio Kaufmann), Max Marie (Sidi Sané), Erencan Yardimci (Sebastian Polter), TR: Heiner Backhaus.

Agora, nos próximos dias, deixamos para trás a tensão do rebaixamento e avançamos para um território menos dramático, mas igualmente estratégico: o meio da tabela. Neste grupo estão as equipes que têm tudo para assegurar a permanência na 2. Bundesliga, mas que precisam encontrar razões para não cair na armadilha da acomodação. Acompanhe a parte 2 deste grande guia aqui, no Fussball Brasil, e descubra quem pode surpreender nesta temporada 2025/26.

Impressum des Publishers ansehen