Chefe do futebol asiático se opõe a Copa de 2030 com 64 seleções | OneFootball

Chefe do futebol asiático se opõe a Copa de 2030 com 64 seleções | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·13. April 2025

Chefe do futebol asiático se opõe a Copa de 2030 com 64 seleções

Artikelbild:Chefe do futebol asiático se opõe a Copa de 2030 com 64 seleções

O presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), Sheikh Salman bin Ibrahim Al Khalifa, se manifestou, neste sábado, contra a proposta sul-americana de expandir excepcionalmente a Copa do Mundo de 2030, edição centenária, para 64 seleções.

“Pessoalmente, não estou de acordo”, disse o dirigente do Bahrein à AFP, acrescentando que a edição de 2030 “já foi aprovada com 48 seleções participantes; o assunto está encerrado”.


OneFootball Videos


Seu homólogo na Confederação Sul-Americana (Conmebol), Alejandro Domínguez, pediu na quinta-feira à Fifa que considere aumentar a Copa do Mundo de 2030 para 64 participantes, “pela única vez”, e que a América do Sul organize um grupo de primeira fase em vez das três partidas planejadas.

Dieser Browser wird nicht unterstützt. Bitte verwenden Sie einen anderen Browser oder installieren Sie die App

video-poster

Este Mundial será realizada principalmente na Espanha, Marrocos e Portugal, mas como marca o centenário da primeira Copa do Mundo (Uruguai-1930), três partidas estão programadas para acontecer em outros três países sul-americanos: Uruguai, Argentina e Paraguai.

O torneio global tem visto um aumento no número de países participantes ao longo de vários anos, e a próxima edição aumentará de 32 seleções no Catar-2022 para 48.

“Se a questão (do número de seleções  participantes) continuar sujeita a alterações, não só haverá um aumento para 64 equipes, como também alguém poderá solicitar um aumento para 132. Onde acabaríamos? Seria um caos”, explicou o xeque Salman no âmbito do 35º Congresso da AFC, em Kuala Lumpur.

No entanto, o dirigente asiático não descarta uma mudança a partir da edição seguinte, na Arábia Saudita, em 2034, que está prevista inicialmente para receber 48 seleções. “Se quiserem discutir isso para os próximos torneios isso já é diferente”.

O secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, afirmou que a entidade “analisará a proposta” sul-americana. “Há muitas coisas a serem estudadas. Vamos tomar nosso tempo e consultar todo mundo”.

O presidente da Uefa, o esloveno Alexsander Ceferin, chamou a proposta da Conmebol de “má ideia”.

Impressum des Publishers ansehen