Zerozero
·16. Mai 2025
Balada da despedida

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16. Mai 2025
«Sentes que o tempo acabou? Primavera de flor adormecida. Qualquer coisa que não volta, que voou. Que foi um rio, um ar, na tua vida.»
É desta forma que soa o início de uma das músicas mais conhecidas no âmbito estudantil. A famosa Balada da Despedida que relembra os tempos de estudante e as memórias. O que fica e o que vai. E é desta forma que soa o último jogo da carreira de Vítor Gomes - e de Rio Ave e Gil Vicente na temporada.
Foi em Paços de Ferreira, no cumprir de calendário da formação vila-condense e turma gilista, que o capitão rioavista deu por concluídos os últimos 90 minutos da carreira. Num empate a um golo.
Desde o primeiro minuto que foi percetível o jogo que se iria encontrar na Capital do Móvel. Um jogo de ritmo baixo, mas equilibrado. Assim foi na totalidade da partida.
A disputa pela bola foi o elemento primordial deste duelo - muito mais do que, propriamente, as balizas que foram visadas em poucas ocasiões.
No entanto, foi preciso chegar aos últimos dez minutos da primeira parte para a emoção do golo tomar conta do relvado. No seguimento de um pontapé de canto, Pancho Petrasso surgiu na cara de Brian Araújo para cabecear e inaugurar o marcador. A dedicatória? Essa foi especial e sentimental, ou não surgisse o abraço a Vítor Gomes de forma quase imediata.
Pouco depois, o show no meio do slow. O Gil Vicente chegou ao empate após um toque de calcanhar de Jonathan Buatu para Sergio Bermejo. Classe autêntica no golo da igualdade.
Daí em diante, a única emoção a tomar conta do relvado foi a sentida na saída de Vítor Gomes do relvado, no início da segunda parte. Uma guarda de honra de todos os elementos de Rio Ave e Gil Vicente açambarcou a linha lateral do Estádio Capital do Móvel e o momento de homenagem fez-se sentir.
Com o jogo retomado, ambas as equipas continuavam em busca do golo, mas a tarefa mostrou-se árdua para as formações de Petit e César Peixoto.
Os minutos iam passando, mas a bola teimou em não entrar nas balizas por outra ocasião que fosse. Ficou-se pelo equilíbrio a meio-campo numa posse de bola repartida até ao soar do apito final.
Assim, os já garantidos na Liga Portugal Betclic em 2025/26 terminaram a temporada com um empate a um golo num duelo ao ritmo de uma balada: a da despedida - quer de Vítor Gomes, quer da temporada.