AVANTE MEU TRICOLOR
·16. Juli 2025
20 ANOS DE COTIA: Veja grandes nomes revelados pelo São Paulo; quem é o artilheiro e quem mais jogou vindo da base?

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·16. Juli 2025
Paredes nas dependências do CT expõe os craques formados em Cotia (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
No dia 16 de julho de 2005, há exatos 20 anos, o São Paulo inaugurou o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia, cidade da zona oeste da Grande São Paulo, a cerca de 30 quilômetros da capital paulista.
O projeto, liderado pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa,foi o primeiro investimento de grande porte para a criação de um centro de treinamento exclusivo para a formação de jogadores no Brasil.
Embalada pelo título da Copa Libertadores de 2005, a diretoria são-paulina promoveu a inauguração da nova joia do clube poucos dias depois da conquista, mas o CFA não estava plenamente concluído na àquela altura – ainda que já tivesse condições operacionais. Várias instalações seriam finalizadas nos próximos anos, inclusive algumas vultuosas.
Em 16 de abril de 2011, com uma golada por 4 a 0 sobre o SC Barueri em jogo do Campeonato Paulista Sub-15, foi inaugurado – com capacidade para 1500 pessoas – o Estádio Marcelo Portugal Gouvêa (batizado desta forma, em homenagem ao presidente, em data posterior) dentro das dependências do Centro de Formação.
Por fim, no ano seguinte, em 4 de janeiro, o CFA abriu as portas do principal alojamento do empreendimento. Desenhado pelo arquiteto por Ruy Ohtake, o edifício de padrões hoteleiros de três pavimentos comporta até 137 hóspedes em 67 apartamentos de aproximadamente 25 metros quadrados cada, totalmente equipados. O espaço serviu, inclusive, de sede para a delegação colombiana durante a Copa do Mundo de 2014.
Nos últimos 20 anos, foram centenas de jovens formados que ganharam o mundo, alguns deles com enorme destaque no cenário internacional do esporte.
O jogador quemais atuou pelo São Paulo vindo de Cotia foi Rodrigo Caio, com 277 partidas pelo time profissional do Tricolor. Consequentemente, foi também quem mais venceu, com 125 triunfos
Dentre os jovens revelados pela base e que tiveram mais de 100 jogos pelo São Paulo no profissional,o volante Casemiro tem o melhor aproveitamento, com 64,86%. Foram 111 partidas, com 66 vitórias, 18 empates e 27 derrotas.
O grande artilheiro Made in Cotia não podia ser outro, senão Lucas Moura, autor de 53 gols com a camisa do Tricolor em 209 jogos disputados até aqui. Em seguida, aparece o atacante Brenner, com 27 bolas na rede. Ele, inclusive, é especulado nesta janela de transferências para retornar ao clube que o revelou.
Tantos outros atletas ganharam o mundo começando no CT de Cotia, muitos deles chegando a defender a Seleção Brasileira e jogar Copa do Mundo.
Foram revelados ainda pelo São Paulo nomes como os zagueirosAlex Silva e Breno nos anos 2000, Gabriel Sara, Eder Militão, Antony, Beraldo, Luiz Araújo, Oscar, o goleiro Lucas Perri, David Neres, entre tantos outros.