oGol.com.br
·2 dicembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·2 dicembre 2024
Humilhado, sufocado, mentalmente "ferrado"... Todos esses termos foram utilizados por Yuri Alberto para descrever os duros momentos que viveu em 2024 no Corinthians. Mas há outro termo que pode acabar por definir a temporada para o atacante: artilheiro. Do Brasileirão. Do Brasil.
Os dois gols da virada épica sobre o Criciúma, neste sábado, colocaram Yuri Alberto na artilharia do Brasileirão, com 13 gols, ao lado de Alerrandro. Ao todo no ano já são 29 gols, a melhor marca da carreira, com sobras, e a um gol de igualar Pedro como artilheiro do Brasil.
O momento de Yuri Alberto é único. O atacante do Corinthians completou seis jogos em série sem passar em branco. Nas últimas dez partidas foram 11 gols, média superior a um por jogo. Não há ninguém no Brasil em melhor fase de frente para o gol.
Faltam apenas dois jogos para o fim da temporada de Yuri Alberto com o Corinthians, com três metas individuais ao seu alcance. A primeira é manter a artilharia do Brasileirão, depois de ter ultrapassado Estêvão na rodada, assim como Alerrandro. A segunda é perseguir o título simbólico de Artilheiro do Brasil em 2024, sucedendo Germán Cano. A terceira é igualar Tevez como maior artilheiro do Corinthians em uma temporada neste século.
Quem ainda lidera o ranking de goleadores do futebol nacional em 2024, de forma impressionante, é Pedro. O centroavante do Flamengo se despediu da temporada, lesionado, com 30 gols em 43 partidas... Em setembro.
Neste domingo, Pedro completou três meses sem entrar em campo. Nesse período, se manteve por longa temporada como artilheiro do Brasileirão, com 11 gols, antes de ser ultrapassado por Estevão e depois Yuri Alberto e Alerrandro.
Yuri terá duas partidas para ao menos igualar Pedro. Com 55 jogos, o jogador do Corinthians não conseguirá repetir a média do atacante rubro-negro, mas pode encerrar o ano de humilhações como o grande goleador do futebol nacional na temporada, na expectativa de um 2025 bem diferente.