Papo na Colina
·1 luglio 2025
Vem pro Vasco! Campeão da Sul-Americana quer voltar e agita o mercado; cabe no time de Diniz?

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·1 luglio 2025
Uma notícia vinda da Argentina agitou o mercado sul-americano e, consequentemente, a torcida do Vasco da Gama. Segundo o renomado jornalista Germán García Grova, o meia-atacante Esequiel Barco, de 26 anos, deseja deixar o Spartak Moscou, da Rússia, por motivos pessoais e retornar ao continente. Automaticamente, a pergunta surge entre os vascaínos: ele caberia no time? Seria um sonho possível?
Para entender o tamanho da oportunidade, é preciso conhecer o currículo do jogador. Esequiel Barco não é um nome qualquer. Ele surgiu como um fenômeno no Independiente, da Argentina, onde foi o grande protagonista do título da Copa Sul-Americana de 2017, marcando o gol de pênalti que selou a conquista contra o Flamengo, em pleno Maracanã.
Seu talento o levou a ser a contratação mais cara da história da MLS na época, ao ser comprado pelo Atlanta United, onde também foi campeão. Recentemente, teve uma passagem de grande sucesso pelo River Plate, conquistando o Campeonato Argentino. Pela seleção, foi uma estrela nas categorias de base da Argentina, embora ainda não tenha se firmado na equipe principal.
Barco fez grande temporada pelo River Plate e hoje está na Rússia – Foto: Luis Robayo/AFP via Getty Images / Jogada10
Dentro de campo, Barco parece ser exatamente o que o Vasco e Fernando Diniz procuram: um atacante de lado, rápido, habilidoso e versátil. Sua capacidade de drible e criação de jogadas poderia formar uma parceria de enorme potencial com Philippe Coutinho e municiar o centroavante Vegetti. Tecnicamente, seu encaixe seria como uma luva no time titular.
O grande obstáculo, no entanto, é a questão financeira. Há um ano, o Spartak Moscou pagou cerca de 14 milhões de dólares por ele. Mesmo que aceitem um empréstimo ou uma venda por valor menor, a operação ainda exigiria um investimento altíssimo em salários e luvas, algo complexo para a atual realidade financeira do Vasco. A contratação de Barco seria um golpe de mestre no mercado, mas exigiria uma engenharia financeira à altura do talento do jogador.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News