OneFootball
·28 marzo 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·28 marzo 2025
A temporada do futebol no Brasil começou ainda em janeiro, com o início da disputa dos campeonatos estaduais.
Mas a "brincadeira vai ficar séria" agora, já que, neste sábado (29), vai começar o Brasileirão 2025!
➡️ Aliás, já deixe seu palpite nos comentários! Quem será o campeão e quais serão os rebaixados?
O Botafogo é o atual campeão, mas a competição teve início em 1971. A CBF, porém, reconheceu os campeões de edições anteriores, quando o campeonato poderia até ter uma nomenclatura diferente, como "Taça de Prata" ou "Torneio Roberto Gomes Pedrosa" (Robertão).
Recentemente, inclusive, a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o Atlético-MG campeão brasileiro de 1937, ano em que foi disputado o "Torneio dos Campeões".
Por isso, o OneFootball traz abaixo as principais informações que você precisa saber sobre o principal campeonato de clubes do país, assim como as curiosidades para a edição deste ano!
Assim como acontece desde 2003, o Brasileirão é disputado em sistema de "pontos corridos" e em dois turnos.
Ou seja, ao fim da 38ª rodada, o campeão será aquela equipe que tiver mais pontos no total.
O calendário desta temporada teve de ser adiantado, já que o Brasileirão costuma começar em meados de abril, porque o campeonato vai parar em junho por causa do Mundial de Clubes da Fifa.
Botafogo, Flamengo, Fluminese e Palmeiras vão disputar o torneio nos Estados Unidos, mas, para que não haja um desnível muito grande em relação à rodadas atrasadas, o Brasileirão vai parar.
No dia 11 de junho, as equipes vão disputar a 12ª rodada, e a próxima rodada será apenas em 13 de julho.
📸 Miguel Schincariol - 2024 Getty Images
📸 Wagner Meier - 2024 Getty Images
*Talvez, a maior polêmica do futebol brasileiro é com relação ao Campeonato Brasileiro de 1987. Oficialmente, o Sport é considerado o único campeão daquele ano, ainda que a CBF busque no STF que o título seja dividido entre o Leão e o Flamengo.
**O Palmeiras tem "dois títulos brasileiros" em 1967 porque, como dito anteriormente, o Campeonato Brasileiro teve outros nomes antes de 1971, data do seu início oficial com esta nomenclatura. E o Verdão foi campeão, em 1967, tanto da Taça Brasil quanto do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ambos considerados o "Brasileirão da época".
📸 Pedro Vilela - 2023 Getty Images
📸 Pedro H. Tesch - 2023 Getty Images
O retorno de Neymar ao futebol brasileiro, sem dúvida, é o grande diferencial desta edição do campeonato.
Mas outros astros, que fizeram sucesso na Seleção ou no futebol internacional, também vão disputar o Brasileirão, como Danilo e Alex Sandro, ambos do Flamengo, ou Oscar, do São Paulo, além de Thiago Silva (Fluminense), Memphis Depay (Corinthians) e Braithwaite (Grêmio), que já jogaram por aqui em 2024.
Por outro lado, há alguns "novatos" em terras brasileiras. O Cruzeiro, porém, terá como estreante no Brasileirão o técnico português Leonardo Jardim, com longa experiência no futebol europeu. Já o Grêmio será comandado por Gustavo Quinteros, que se destacou sendo campeão argentino pelo Vélez Sarsfield (2024).
📸 Wagner Meier - 2025 Getty Images
O "campeonato das estrelas" é confirmado nos números! 38 atletas que já disputaram Copa do Mundo vão jogar o Brasileirão.
Ceará, Juventude, Mirassol, RB Bragantino, Sport e Vitória não contam com nenhum jogador com experiência em Copa do Mundo no seu elenco.
📸 Alex Grimm - 2022 Getty Images
O Mirassol, fundado em 1925 e que representa a cidade do interior de São Paulo que tem apenas 63 mil habitantes, vai jogar pela primeira vez a Série A do futebol brasileiro.
O último clube estreante no Brasileirão foi o Cuiabá, em 2021.
O Mirassol passou recentemente por um grande processo de reestruturação, que fez com que o clube saísse da quarta divisão nacional há quatro temporadas para a elite do futebol brasileiro.
O Brasileirão 2025, certamente, vai ser aquele de maior investimento dos clubes, dos maiores salários, provavelmente dos maiores públicos, mas há ainda outra marca importante.
Este ano, cinco clubes da região Nordeste do Brasil vão estar disputando juntos o principal campeonato de clubes do país.
Algo inédito, já que o máximo tinha sido quatro clubes nordestinos na Série A, nas edições 2018, 2019, 2020 e 2021.
Em 2025, vão representar o Nordeste: o Bahia, o Vitória e o Fortaleza, que já estavam na elite em 2024, além de Ceará e Sport, que conseguiram o acesso na última rodada da Série B do ano passado.
📸 ARISSON MARINHO - AFP or licensors
📸 Wagner Meier - 2019 Getty Images