Zerozero
·23 aprile 2025
Um do Amarante, um do Cinfães: quem são os dois melhores marcadores da Taça?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 aprile 2025
Depois de o Sporting ter deixado o Rio Ave para trás e assegurado a presença na final da Taça de Portugal, Benfica e Tirsense defrontam-se esta quarta-feira para definir o segundo finalista da competição, isto numa altura em que as águias têm uma vantagem de cinco golos na eliminatória.
Com a prova rainha a chegar ao seu término, há alguns dados estatísticos que se começam a alinhavar. Um dos que mais curiosidade costuma gerar junto do comum adepto de futebol está relacionado com o melhor marcador da competição.
Sendo certo que leões e águias contam nos respetivos plantéis com nomes como Viktor Gyökeres, Conrad Harder, Pavlidis ou Arthur Cabral, a verdade é que os artilheiros da competição até ao momento surpreendem. Tudo porque não falamos de atletas dos chamados grandes nem da 1ª Liga. Aliás, nem sequer são jogadores dos campeonatos profissionais...
Venha daí conhecer Ká Semedo e Mboulou Júnior, jogadores do Amarante e do Cinfães, respetivamente, que contabilizam cinco golos cada um na prova rainha do futebol português.
Nascido em Cabo Verde, Ká Semedo é, dos dois, aquele que precisou de menos tempo para chegar aos cinco tentos, no caso 267 minutos. Quer isto dizer que o avançado marcou, em média, o avançado do Amarante marcou um golo a cada 53 minutos que disputou na competição.
Os amarantinos caíram na quarta eliminatória da prova frente ao Sporting, no entanto, Ká Semedo já havia feito um hat-trick (JD Lajense) e um bis (Fafe) antes. O atacante não marcou frente ao Elétrico e no encontro em Alvalade.
Aos 30 anos, o cabo-verdiano está na terceira temporada ao serviço dos alvi-negros e sempre com números bastante interessantes.
Depois de uma época de estreia com oito golos, na temporada passada foi decisivo na conquista do Campeonato de Portugal por parte do Amarante, isto na medida em que fez 12 tentos na prova. Em 2024/25, Ká Semedo não se assustou com a subida de patamar competitivo e leva já dez golos- com a saída de Elias Franco, assumiu o estatuo de melhor marcador da equipa.
Chegado a Portugal em 2014 para representar a equipa B do Vitória SC, onde foi orientado por Armando Evangelista e Vítor Campelos, o camisola 10 do Amarante foi fazendo carreira maioritariamente no Campeonato de Portugal. Nesta divisão destacou-se essencialmente ao serviço do Sertanense (onze golos em 2017/18) e do Idanhense (nove golos em 2021/22). Apesar disso, só no Amarante atingiu a marca dos dois dígitos de golos em épocas consecutivas.
Figura de relevo na campanha do Amarante na Taça de Portugal, conseguirá Ká Semedo levar os alvi-negros até à Segunda Liga? Neste momento, o clube está no 5º lugar da fase de subida da Liga 3, a dois pontos do terceiro classificado e a quatro do segundo.
Se a marca de Ká Semedo é digna de registo, a de Mboulou Júnior é igualmente impressionante. O avançado do Cinfães também apontou cinco golos na Taça de Portugal, mas fê-lo em três jogos (295 minutos).
Os cinfanenses também foram eliminados na quarta eliminatória, mas Mboulou não foi utilizados numa das partidas. O atacante, de 27 anos, festejou frente a Resende (primeira eliminatória, um golo), Barreirense (segunda eliminatória, dois golos) e Oliveira do Hospital (quarta eliminatória, dois golos).
Apesar de ter nascido na Costa do Marfim, Mboulou tem nacionalidade gabonesa, sendo que chegou mesmo a ser chamado às seleções jovens do Gabão há alguns anos.
Em 2018, numa transferência um tanto ao quanto surpreendente, trocou o seu país pela distrital de Viseu, onde foi figura maior do Nelas durante quatro temporadas- pelo clube apontou 61 golos em 81 partidas.
Ainda que tenha dado o salto para o Campeonato de Portugal em 2022/23 pelas portas do Mortágua e para a Liga 3 em 2023/24 através do Amora, só nesta época, ao serviço do Cinfães, Mboulou atingiu os dois dígitos de golos nos campeonatos nacionais.
Canhoto, o gabonês pode ser utilizado tanto na ala como no centro do ataque, onde jogou maioritariamente em 2024/25. No plano coletivo, o Cinfães terminou a Série B do Campeonato de Portugal no 4º lugar.
Com dois jogos ainda por disputar na presente edição da Taça de Portugal, manter-se-á esta dupla no topo da lista de melhores marcadores da prova?
Live
Live