Torcedor do Cerro faz gesto racista, e Palmeiras vê conivência do clube | OneFootball

Torcedor do Cerro faz gesto racista, e Palmeiras vê conivência do clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·8 maggio 2025

Torcedor do Cerro faz gesto racista, e Palmeiras vê conivência do clube

Immagine dell'articolo:Torcedor do Cerro faz gesto racista, e Palmeiras vê conivência do clube

Um torcedor do Cerro Porteño foi flagrado fazendo gesto racista em direção à torcida do Palmeiras. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira, no Estádio La Nueva Olla, no Paraguai, onde o Verdão venceu os donos da casa por 2 a 0, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Ciente do ocorrido, o Palmeiras se manifestou através das redes sociais para repudiar a conduta do torcedor do Cerro. O Verdão citou a reincidência dessas situações e diz que há uma conivência do time paraguaio com os atos.


OneFootball Video


“É a quarta vez desde 2022 que torcedores do Cerro Porteño cometem o mesmo crime em partidas contra o Palmeiras. Tal reincidência demonstra a ineficácia das punições aplicadas até aqui, bem como a conivência do próprio Cerro Porteño com os sucessivos atos de discriminação praticados por alguns de seus fãs”, diz trecho do comunicado.

O vídeo que circula nas redes sociais foi gravado e publicado pelo torcedor Rodrigo Wirth, em seu perfil no Instagram. Nas imagens, é possível ver um torcedor do time paraguaio imitando um macaco em direção aos palmeirenses mais de uma vez.

Este é mais um episódio de racismo em jogos de clubes brasileiros no América do Sul. No jogo contra o Sporting Cristal, em Lima, no Peru, um adepto do time peruano também foi flagrado fazendo gestos racistas para torcedores do Palmeiras. O Verdão também saiu vitorioso daquele duelo.

O duelo entre Cerro Porteño e Palmeiras cultivou certa tensão fora das quatro linhas justamente pela luta contra o racismo. Na Libertadores sub-20, no Paraguai, Luighi, atleta palmeirense, foi vítima de racismo por torcedores do Cerro.

Na ocasião, o clube paraguaio foi multado pela Conmebol em US$ 50 mil e foi obrigado a publicar campanhas de conscientização nas redes sociais. Mais recentemente no jogo entre Cerro Porteño e Palmeiras, no Allianz, um torcedor alviverde fez gesto racista e foi banido pelo clube do programa de Avanti. O Verdão recebeu a multa de US$ 50 mil e notificou o responsável pelo ato para arcar com o prejuízo.

Confira o comunicado completo do Palmeiras:

A Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público, mais uma vez, repudiar a conduta dos torcedores do Cerro Porteño-PAR flagrados fazendo gestos notadamente racistas contra palmeirenses após o jogo desta quarta-feira (7), no Estádio Nueva Olla, em Assunção, pela CONMEBOL Libertadores.

É a quarta vez desde 2022 que torcedores do Cerro Porteño cometem o mesmo crime em partidas contra o Palmeiras. Tal reincidência demonstra a ineficácia das punições aplicadas até aqui, bem como a conivência do próprio Cerro Porteño com os sucessivos atos de discriminação praticados por alguns de seus fãs.

Como é de conhecimento público, durante a recente partida disputada entre as equipes no Allianz Parque, pela atual edição da Libertadores, um torcedor do Palmeiras fez gestos de cunho racista em direção ao camarote onde estavam dirigentes do Cerro Porteño. Em menos de 24 horas, contudo, identificamos o indivíduo, que foi prontamente expulso do programa de sócio-torcedor Avanti e bloqueado do sistema de venda de ingressos para os jogos do Verdão como mandante – ele também será acionado judicialmente para ressarcir o Palmeiras pelo prejuízo financeiro ocasionado por seu comportamento.

As punições ágeis e firmes reforçam o compromisso da nossa instituição com o combate a todo tipo de preconceito.

Neste contexto, cabem as perguntas: o que fizeram Cerro Porteño e autoridades locais para identificar e punir o torcedor que imitou um macaco para o atacante palmeirense Luighi em jogo válido pela CONMEBOL Libertadores Sub-20, em março, no Paraguai? A sanção imposta na ocasião foi suficiente para coibir novos casos de discriminação? Quais providências serão tomadas desta vez?

O racismo no futebol é um problema gravíssimo e somente será solucionado com medidas enérgicas e eficazes.

Racismo não é provocação! Racismo é crime!

Visualizza l' imprint del creator