90min
·22 luglio 2025
Todos os jogadores europeus da história do Flamengo

In partnership with
Yahoo sports90min
·22 luglio 2025
O Flamengo fechou nas últimas horas a contratação de Saúl Ñíguez, espanhol que deixou o Atlético de Madrid e já desembarcou no Rio de Janeiro. Meio-campista experiente, ele aceitou firmar um vínculo por três temporadas. Ainda em 2025, participará de Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, se juntando a um seleto grupo de europeus que já vestiram a camisa do clube carioca..
Saúl foi recebido pela torcida rubro-negra / Soccrates Images/GettyImages
Eduardo não causou grande impacto no Flamengo / Cristiano Andujar/GettyImages
O brasileiro naturalizado croata Eduardo teve passagem de um ano pelo Flamengo atuando entre 2014 até 2015, emprestado pelo Shakhtar Donetsk. Foram ao todo 46 jogos disputados pelo Mengão e 13 gols marcados.
Jorginho chegou muito bem no Flamengo / Michael Pimentel/ISI Photos/GettyImages
Depois de passagem de enorme sucesso pelo futebol inglês e de um título histórico pela Itália na Euro disputada em 2021, Jorginho rescindiu contrato com o Arsenal em junho para assinar com o Flamengo e disputar a Copa do Mundo de Clubes. O experiente meio-campista disputou 7 jogos até o momento e já marcou um gol.
Mehmet Aurélio teve longa passagem pelo Flamengo / Stewart Kendall/Allstar/GettyImages
Vindo das categorias de base do Bangu, o meio-campista Marco Aurélio jogou entre os anos de 1995 até 2001 no Flamengo. Mesmo com 123 jogos e 21 gols marcados, o meia foi contratado pelo Olaria antes de iniciar sua carreira na Europa, atuando principalmente em Trabzonspor e Fenerbahçe. Depois de se naturalizar turco, houve a mudança do nome para Mehmet Aurélio.
Nascido no Reino Unido, o centroavante Henry Welfare jogou algumas partidas com a camisa do Flamengo durante uma excursão pela região Norte do Brasil como convidado especial. No entanto, o britânico possui maior identificação com o Fluminense, onde atuou por 11 anos, marcando 161 gols em 165 jogos.
Petkovic marcou história no Flamengo / Buda Mendes/GettyImages
Com duas passagens marcantes, Dejan Petkovic é um dos maiores ídolos da história do Flamengo. Entre 2000 e 2002, o croata marcou 43 gols em 121 jogos. Antes do fim da carreira, retornou em 2009 para disputar duas temporadas, marcando 14 gols em 77 partidas, sendo um dos protagonistas do título do Brasileirão de 2009. Outros troféus: duas edições do Carioca e a Copa dos Campeões 2001.
Roger Guerreiro disputou a Euro 2008 pela Polônia / Ryan Pierse/GettyImages
O lateral-esquerdo Roger Guerreiro se naturalizou polonês em 2008 e deixou o Corinthians para assinar com o Flamengo em 2004, sendo o substituo de Athirson. Apesar do título do Campeonato Carioca, deixou o Rubro-Negro com atuações muito discretas.
Após atuar pelo Athletico-PR em 1996, o polonês Mariusz Piekarski foi contratado na temporada seguinte. No entanto, sua passagem também não deixou saudades, com somente 13 jogos disputados e nenhum gol marcado. Antes de retornar à Europa, teve envolvimento direto no escândalo de corrupção comandado por Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol.
Atleta não saiu do banco de reservas / GERARD JULIEN/GettyImages
Diferentemente do campeão mundial com o Flamengo, a passagem do português Andrade no Rubro-Negro foi muito mais discreta. O goleiro não deixou o banco de reservas, sendo negociado com menos de um ano no Rubro-Negro, em 2003. O português também passou por Fluminense, Vasco, Moto Club, Duque de Caxias, Náutico e Uberlândia.
Liedson teve bom desempenho com o Flamengo / Buda Mendes/GettyImages
Naturalizado português, o atacante Liedson foi revelado pelo Poções-BA e ganhou sua primeira oportunidade profissional em 2001 no Coritiba, marcando 21 gols em 29 jogos. Com isso, despertou a atenção do Flamengo em 2002, sendo um dos principais destaques mesmo diante da ameaça de rebaixamento, com 15 gols em 29 partidas. No entanto, alegando falta de pagamento e um imbróglio judicial, deixou o Rubro-Negro em 2003 antes de acertar com o Corinthians.
Pablo Marí fez parte de geração vencedora do Flamengo / Matthew Ashton - AMA/GettyImages
Um dos zagueiros de maior destaque do Flamengo nos últimos anos, Pablo Marí desembarcou no Rubro-Negro em julho de 2019. Meses depois, se tornou primeiro espanhol a marcar gol em um jogo de Libertadores, na histórica semifinal de 5 a 0 contra o Grêmio. Depois do "ano mágico" com o Mengão, acabou sendo emprestado e posteriormente vendido para o Arsenal.
Diferentemente de outros estrangeiro que vestiram a camisa do Flamengo desembarcando da Europa, o atacante espanhol José Ufarte foi formado nas categorias de base do Mengão. Depois de estrear pelo profissional com a camisa do Corinthians, José Ufarte retornou ao Mengão, onde disputou 106 jogos, com 15 gols marcados.
Por fim, o último nome desta lista é o primeiro jogador europeu que vestiu a camisa do Flamengo. No ano de 1937, o goleiro Tadellas chegou ao Rubro-Negro para disputar 19 jogos, com somente cinco derrotas no período.
Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Clique aqui e entre no nosso canal do WhatsApp!