Técnico que trabalhou com Boto diz o que esperar do português no Flamengo | OneFootball

Técnico que trabalhou com Boto diz o que esperar do português no Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·3 febbraio 2025

Técnico que trabalhou com Boto diz o que esperar do português no Flamengo

Immagine dell'articolo:Técnico que trabalhou com Boto diz o que esperar do português no Flamengo

O português José Boto tem pouco tempo de Flamengo, mas já atuou nas contratações de Juninho e Danilo. Um nome é menos conhecido, e outro pode ser tido como mais bombástico. É exatamente o estilo de metodologia apontada por Renato Paiva, que treinou a base do Benfica e trabalhou com Boto.

Em entrevista ao Charla Podcast, Renato Paiva alerta que deve ser comum contratações de nomes menos badalados, mas que possam render mais em uma futura venda.


OneFootball Video


"Se bem o conheço, vai trazer um ou outro jogador menos conhecido. Poder sair uma ou outra bomba, mas o torcedor do Flamengo tem que lhe dar algum crédito e esperar que venha um jogador com menos nome. Gera um investimento menor, e quando vender, o lucro é maior", diz.

Para exemplificar o modo Boto de trabalho, Renato Paiva lembra de dois jogadores que seriam muito conhecidos no mundo da bola. Mas antes, precisaram ser achados por José Boto.

"Eu lembro dois jogadores, que o Boto identifica, que não eram minimamente conhecidos naquela altura. O Benfica também tinha que ter esse trabalho, por não ter muito dinheiro. Witsel, que jogava na Bélgica, e outro ainda mais jovem, Eden Hazard. Ninguém falava no Hazard. Ele via seleções mais jovens, ia aos campeonatos", lembra.

Mas se engana quem pensa que José Boto atuará somente no scouting do clube. Renato Paiva destaca as qualidades do lusitano e afirma que o profissional sabe até dar treinos de futebol.

"Não é só a questão do scouting. Ele obviamente vai organizar um gabinete de scouting, a trabalhar à sua imagem, mas também vai avaliar o treinador no dia a dia. Sabe dar treino. Tem muitos anos de futebol", conclui.

Renato Paiva conta casos engraçados de Jorge Jesus no Benfica

Hoje Renato Paiva é técnico do Toluca, mas também pegou a época de Jorge Jesus no Benfica quando ainda treinava as equipes de base. Ele lembra como era o comportamento de JJ no dia a dia e lembrou a irritação de Jesus com um goleiro brasileiro, mas não citou nomes.

"Esculacho total. Ele que apita o jogo-treino. Uma vez, num exercício de finalização, e era gol, gol e gol. Jesus estava a ver o goleiro e falou assim: 'Põe os braços, c*ralho. Põe os braços, que é para defenderes uma bola'", relembra.

Além disso, Jesus confrontou um jogador brasileiro e chegou a pedir que ele pegasse o avião de volta para o Rio de Janeiro.

"Um jogador brasileiro que tinha acabado de chegar, no treino, time A contra B. Ele era lateral-direito. Há uma virada de jogo, em vez de dominar com a parte de dentro do pé direito, domina com a parte de fora do pé esquerdo, só que correu. Ele disse: 'Sé não apanhas o trem, vais apanhar o avião de volta para o Rio, c*ralho'", finaliza.

Visualizza l' imprint del creator