Jogada10
·9 agosto 2025
Sócios do Corinthians aprovam impeachment de Augusto Melo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·9 agosto 2025
Augusto Melo não é mais o presidente do Corinthians. Neste sábado (9), no Parque São Jorge, por 1413 votos favoráveis (69,37% do total) a 620 contrários, os sócios do Timão aprovaram a destituição do dirigente do cargo, em assembleia extraordinária na sede do clube paulistano.
Melo, aliás, já estava afastado da presidência desde 26 de maio, por decisão do Conselho Deliberativo. Réu em investigação do “Caso VaideBet”, o cartola perde o cargo, agora, de forma definitiva.
Com o cargo da presidência em vacância, Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Timão, convocará a realização de uma nova eleição. O pleito para definir o novo mandatário conta com apenas com a participação de conselheiros como concorrentes e votantes.
O novo presidente do Corinthians terá vida curta. Afinal, ocupará o cargo somente até o fim de 2026, quando chegaria ao fim o mandato de Melo.
“Impichado”, Melo esteve presente na sede do Timão e acompanhou a votação em silêncio. Ele, por ora, ainda não se pronunciou sobre sua destituição da presidência do clube.
O “Caso VaideBet”, em resumo, investiga o contrato de patrocínio com a casa de apostas. O acordo, assinado no início de 2024, previa o pagamento de R$ 370 milhões. No contrato, uma comissão de R$ 25 milhões foi direcionada a um suposto intermediário. A empresa, contudo, era ligada diretamente à campanha eleitoral de Augusto Melo.
A investigação da polícia conseguiu rastrear o dinheiro pago da comissão. O valor foi repassado para uma empresa considerada “fantasma”, a Neoway. O destino final do dinheiro, segundo a denúncia, foi uma agência de atletas. A polícia acredita que o valor serviu para pagar despesas da campanha de Melo à presidência.
Por causa de todo o escândalo, a VaideBet rescindiu o contrato com o clube. Afastado, Melo não exercia a função de mandatário desde o fim de maio, enquanto os conselheiros entraram com pedido de impeachment.