Leonino
·25 maggio 2025
Sérgio Vieira aponta lateral do Sporting a outros campeonatos: "Questão de oportunidade"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·25 maggio 2025
Sérgio Vieira acredita que Matheus Reis "pode jogar numa das cinco principais ligas" da Europa. Atualmente no comando técnico do Académico de Viseu, o treinador foi responsável pela chegada do brasileiro - que confirmou a renovação contratual - a Portugal, na temporada 2017/18
Sérgio Vieira: "Matheus Reis chegou para ser segunda opção"
"Já conhecia o Matheus, daquele período de três anos que passei no Brasil. O Matheus tinha estado emprestado ao Bahia e já tinha jogado Série A e Libertadores pelo São Paulo. Conhecia o potencial dele e, por isso, trouxe-o para a Europa. Chegou ao Moreirense em janeiro e foi contratado para ser alternativa ao Rúben Lima, que, nessa época, teve uma performance incrível, tendo realizado entre 30 e 40 jogos, com um rendimento assinalável", disse, ao jornal Record.
Atualmente ao comando do Académico de Viseu, Sérgio Vieira recorda que Matheus Reis "era um jovem de vinte e poucos anos, contratado na perspetiva de ser segunda opção e também de adaptar-se a uma nova realidade. Afinal, nunca tinha estado na Europa".
Sérgio Vieira: "Matheus Reis tem qualidade para jogar nas cinco principais ligas europeias"
Com apenas dois jogos pelos cónegos, Matheus Reis rumou ao Rio Ave, aconselhado por Sérgio Vieira: "Com o potencial que ele tinha, confiei que, com o tempo, conseguiria transformar esse potencial em qualidade. A personalidade, a qualidade técnica e a capacidade física estavam lá. Aspetos que acabaram por se conjugar e trazê-lo até aos vários títulos que conquistou ao longo da carreira".
Questionado sobre a possibilidade de Matheus Reis acabar a carreira no Sporting, Sérgio Vieira é perentório: "Nunca é fácil prever. Sei que ele tem uma mentalidade ambiciosa. Por vezes, é uma questão de oportunidade. Claro que ele já está no Sporting, a lutar por títulos, a jogar na Champions, mas acredito que ele tem qualidade para poder atuar numa das cinco principais ligas europeias. Repito: às vezes é uma questão de oportunidade".