AVANTE MEU TRICOLOR
·18 febbraio 2025
SENTIU? Após protesto de jogadores do São Paulo e outros clubes, Palmeiras tenta justificar gramado sintético: “Críticas rasas”
![Immagine dell'articolo:SENTIU? Após protesto de jogadores do São Paulo e outros clubes, Palmeiras tenta justificar gramado sintético: “Críticas rasas”](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fblogger.googleusercontent.com%2Fimg%2Fb%2FR29vZ2xl%2FAVvXsEjb0Wev2NyJWXuSEWV2j9K92N2Gmt3nhaELVi9j35Ls0TTD0mi5IstEBkD-iv6eYS79jzQ2qV1jtU32BWFUIIXGnbuVuUJHHKPFFusdvFw_s0B9i7tf9DdZP9XXqhIb0kIOIs81cgxnJj-hRDmgh7Wb7P38g3avJLKeXI1JG0x3JakU5_HD48SvUf_TT3M%2Fw640-h428%2F54333882211_378dac2b05_o.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·18 febbraio 2025
o gramado sintético do Palmeiras antes do clássico com o Tricolor (Foto: Guilherme Veiga/Ag. Paulistão)
@avantmtricolor
No início da tarde desta terça-feira (18),Lucas se juntou a alguns dos principais nomes do futebol brasileiro em protesto contra gramado sintético, já bastante criticado há tempos pelo São Paulo e seus jogadores.
Nas redes sociais, Lucas e muitos outros atletas publicaram um manifesto contra a utilização da grama sintética no futebol brasileiro. Um dos clubes que utiliza o sistema,o Palmeiras, se posicionou pouco depois.
“Diante da publicação realizada conjuntamente por alguns jogadores contra a utilização de gramados artificiais no futebol brasileiro, a Sociedade Esportiva Palmeiras esclarece que:
- O campo sintético do Allianz Parque é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado;
- Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais;
- Diferentes levantamentos realizados por veículos de imprensa mostram que o Palmeiras, ao longo dos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões;
- O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica”.
Lucas Moura já sofreu na pele as consequências da grama sintética, em lesão na arena do Palmeiras no final de 2023.
Curiosamente, o último jogo do Tricolor foi nesta situação. O São Paulo empatou por 0 a 0 com o Palmeiras na arena rival e,pela primeira vez desde julho de 2022, o time terminou uma partida no campo do adversário verde sem ter nenhum jogador contundido.
O São Paulo tinha um histórico de nove jogadores contundidos na arena palmeirense desde o jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Hoje no futebol nacional,Allianz Parque, Nilton Santos, Ligga Arena e Arena Pacaembu são alguns dos estádios que possuem gramado sintético.