São Paulo sofre mais do que devia, mas consegue virada sobre o Grêmio no Morumbi e respira contra o Z-4 do Brasileirão | OneFootball

São Paulo sofre mais do que devia, mas consegue virada sobre o Grêmio no Morumbi e respira contra o Z-4 do Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·18 maggio 2025

São Paulo sofre mais do que devia, mas consegue virada sobre o Grêmio no Morumbi e respira contra o Z-4 do Brasileirão

Immagine dell'articolo:São Paulo sofre mais do que devia, mas consegue virada sobre o Grêmio no Morumbi e respira contra o Z-4 do Brasileirão

Arboleda testa para igualar a partida (Miguel Schincariol/Getty Images)

RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo


OneFootball Video


O sofrimento, de fato, passou a fazer parte da rotina são-paulina.

Na noite deste sábado (17), o Tricolor tinha tudo para vencer com autoridade um covarde e retrancado Grêmio. Mas facilidade parece ser palavra riscada do dicionário de Luis Zubeldía e seus pupilos, que em uma falha terrível da defesa viram os gaúchos surpreenderam e cumprirem a meta pela qual foram ao Morumbi: jogar por uma bola.

Menos mal que o São Paulo decidiu arriscar mais na etapa final. E jogando bem mais bola e conseguindo uma presença de área e volume de jogo maiores que na etapa inicial, alcançou a vitória de virada por 2 a 1, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Resultado importante para um clube que se complicou e teve uma sequência de empates que lhe jogaram para a parte de baixo da tabela. E ainda diante de um adversário sufocado na competição, também em luta para escapar da temida zona de rebaixamento.

O cenário inicial era de uma partida tranquila, com um São Paulo de intenso domínio das ações, mas com a velha e conhecida falta de objetividade. André Silva até perdera duas boas chances (uma delas com segundos de jogo), mas a rotação são-paulina não conseguia furar o ferrolho gaúcho.

E isso ainda depois do susto dos 6, quando Marcos Antônio saiu de campo contundido e exigiu uma mudança de postura tática, com Alisson indo mais à frente.

Nesse chove, não molha do Tricolor, aos 36, veio a espetada fatal dos gremistas. Após cobrança de escanteio, Pablo Maia vacilou, errou passe e deu de presente para Monsalve, que já ligou na medida para Aravena arrancar em velocidade, livre de marcação, invadir a área e aproveitar a bobeada de Rafael, que também vacilou na decisão de jogada, para chutar e abrir o placar.

O cenário apocalíptico estava desenhado, mas Zubeldía teve um momento de ousadia e alegria na volta do intervalo. E meteu o garoto Lucca, herói do meio de semana, na vaga de Maia, amarelado e inseguro.

Deu certo. A reorganização ofensiva são-paulina fez o time ter mais volume e jogar muito mais em cima do ainda mais retrancado Grêmio, a essa altura abdicando de vez do jogo.

Logo aos 3, Lucca arrumou uma falta no lado esquerdo que Enzo Díaz cobrou na medida para Arboleda testar e empatar.

O gol tricolor fez aumentar o domínio das ações por parte dos mandantes. Mas do outro lado o retrancado Grêmio conseguiu acertar sua marcação. Até que foi a hora da zaga deles vacilar. Aos 32, após cruzamento na área, Jemerson afastou mal, Luciano conseguiu o domínio e acabou derrubado em um lance de grande infelicidade de Camilo. O lance não deixou de ser polêmico pela intervenção do VAR, que até chegou uma suposta falta de Arboleda antes, mas seis minutos depois (sim, você não leu errado), enfim André Silva conseguiu cobrar a penalidade e sacramentar a virada.

Nos instantes finais, Zubeldía fez o que melhor sabe, recuou o time e chamou o Grêmio. Até teve lance perigoso, mas os gaúchos pareciam que após tanto tempo na defesa, não sabiam mais atacar.

Sorte do São Paulo, que volta a vencer após três jogos no Brasileirão. É o segundo triunfo do time que mais empatou na competição. E que agora chega a 12 pontos, respirando legal para se afastar de perto da tenebrosa Z-4.

O Tricolor volta a campo pelo Brasileirão no sábado (24), às 18h30 (de Brasília), contra o Mirassol, de novo no Morumbi. Antes, terça-feira (20), às 21h30 (de Brasília), encara o Náutico fora de casa na decisão da vaga da Copa do Brasil.

Visualizza l' imprint del creator