MundoBola Flamengo
·15 agosto 2025
Roger Machado diz ter 'muito material' para estudar sobre Filipe Luís

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15 agosto 2025
Flamengo e Internacional abriram a disputa por uma vaga nas quartas de final da Libertadores, na última quarta-feira (13), com vitória do Mais Querido por 1 a 0, no Maracanã. Foi só o primeiro dos três jogos seguidos que os times farão entre si, o que Roger Machado admitiu que gera dificuldades no planejamento.
Na visão do treinador do Inter, encarar o mesmo time várias vezes seguidas cria um problema: fica muito difícil aprontar qualquer surpresa, já que as equipes vão se conhecendo mais a cada jogo. O fator, obviamente, também impacta Filipe Luís, comandante do Flamengo.
O primeiro jogo foi pela ida das oitavas da Libertadores, enquanto o segundo será pelo Brasileirão, neste domingo. Por fim, o terceiro encontro acontece na quarta-feira, para decidir quem será o classificado às quartas da competição continental.
"A dificuldade é identificar o próximo passo. Agora, teremos o Brasileirão, e cada um adotará um planejamento. Precisamos criar cenários para ver como ocorrerá", ressaltou Roger Machado.
No entanto, para conseguir levar alguma surpresa ao campo de jogo nas partidas contra a equipe carioca, Roger ressaltou que tem "muito material" coletado sobre as possibilidades de Filipe Luís.
O objetivo do treinador é justamente usar esse acúmulo de dados, que dificultam surpresas, para evitar que o Flamengo surpreenda o Internacional de alguma forma nesses dois jogos seguintes.
"Mas temos muito material para trabalhar os próximos jogos. Tendências, correções, espaços, comportamentos, variações que o Filipe propôs. Ele fará o mesmo", salientou Roger.
A sequência de encontros, então, gera um dilema: é necessário dar prioridade para alguma competição ou é possível atuar com força e ímpeto total nos três jogos?
Roger Machado, ao analisar o lado do Internacional, indicou que o confronto pela Libertadores vem na frente. O que faz sentido, porque o clube gaúcho não indicou até agora que vai brigar pelo título do Brasileirão. Ocupa atualmente a 11ª posição, com 24 pontos, enquanto o Flamengo é o primeiro, com 40.
Assim, o técnico do Internacional sugeriu que vai usar o jogo pela competição nacional para extrair ainda mais informações, pensando na quarta-feira — quando as equipes decidem o classificado na Libertadores.
"O Brasileirão é importante, mas a partida vem no meio da disputa [das oitavas de final]. Veremos quem estará recuperado no domingo. Servirá como ferramenta ao próximo e o jogo decisivo da Libertadores", finalizou Roger Machado.
Flamengo e Internacional se enfrentam pelo Brasileirão neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio. O jogo vale pela 20ª rodada. A partida de volta das oitavas da Libertadores, porém, será na quarta, às 21h30. O palco é o mesmo.