Retrospecto completo: Flamengo x Bahia - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

Retrospecto completo: Flamengo x Bahia - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·8 maggio 2025

Retrospecto completo: Flamengo x Bahia - História, duelos marcantes e curiosidades

Immagine dell'articolo:Retrospecto completo: Flamengo x Bahia - História, duelos marcantes e curiosidades

Perto de completar a marca centenária e com cerca de 93 anos de existência, o confronto entre Flamengo e Bahia reserva encontros desde 1932, época em que o futebol ainda dava os primeiros passos rumo à profissionalização no Brasil.

Neste guia completo do MundoBola Flamengo, você confere todos os números e uma série de informações valiosas sobre Flamengo x Bahia, com direito a lembranças de jogos marcantes e histórico completo.


OneFootball Video


O primeiro encontro da história data de 15 de novembro de 1932, em Salvador. O Rubro-Negro venceu por 3 a 2, com gols de Nelson, Flávio Costa e Vicentino. A partida foi válida por um torneio organizado pelos dois clubes, que recebeu o sugestivo nome de Troféu Bahia x Flamengo.

O Mais Querido ainda venceria mais uma taça do tipo em 1938, em novo jogo disputado na capital da Bahia. Dessa vez, a vitória veio por 5 a 2, com direito a show de Leônidas da Silva, autor de quatro gols. Carlinhos anotou o outro.

Números gerais de Flamengo x Bahia

Contabilizando todos os jogos, entre oficiais e partidas amistosas, Flamengo e Bahia já se encontraram 98 vezes, com 42 vitórias para o Rubro-Negro (43% de aproveitamento) e 25 para o time de Salvador.

Além disso, o retrospecto também mostra 31 empates ao longo da história. O Flamengo marcou exatamente 150 gols e levou 102.

Jogos marcantes

Já que Flamengo e Bahia não editaram grandes finais entre si, os jogos marcantes ficam também pelas goleadas e por partidas decididas nos detalhes.

Em 2021, por exemplo, o Flamengo passou perto de igualar a maior goleada do confronto e enfiou 5 a 0 no time de Salvador, gols de Gabigol (3), Pedro e Vitinho em pleno Pituaçu. Renato Gaúcho ainda era o técnico da equipe.

Entre os jogos marcantes, uma derrota acachapante também é bastante lembrada pelos rubro-negros. Aconteceu em 2019, em partida que terminou 3 a 0 para o Bahia — com três do atacante Gilberto.

Aquela partida marcava apenas o oitavo jogo de Jorge Jesus no Brasil. Pode parecer impensável no momento, mas o português saiu bastante criticado por algumas invenções que não agradaram.

Ainda conhecendo o elenco, Jesus viu o time ficar bastante desorganizado e ser presa fácil para o Bahia, mas o jogo se tornaria um marco — e iniciaria uma sequência avassaladora do Flamengo. Foi a última derrota até a rodada final do Brasileirão, quatro meses depois.

Entre os dois jogos, o Flamengo entrou em campo 29 vezes, com 24 vitórias e cinco empates. A trajetória rendeu a melhor campanha da história do Brasileirão, feito ainda não alcançado até hoje.

Gols e artilheiros

Entre vários troféus menores, Flamengo x Bahia reúne uma série grande de amistosos, o que reduz o número de jogos considerados oficiais a 61. Foram 29 vitórias rubro-negras (48%) e 13 derrotas, além de 19 empates.

De todos os 154 gols do confronto (96 do Flamengo e 58 do Bahia), ninguém marcou mais vezes que o atacante Gabigol, que vestiu o Manto entre 2019 e 2024. Foram seis tentos em nove jogos.

Em seguida, quatro jogadores aparecem empatados em cinco cada: Pedro, Edílson, Gilberto e Reinaldo, que vestiu as duas camisas. Detalhe para o camisa 9 de 2025, que fez os seus em apenas 282 minutos, distribuídos em cinco jogos.

Entre os jogadores que já vestiram a camisa do Flamengo, Bruno Henrique, Zico, Cláudio Adão, Diego e Arrascaeta anotaram três gols cada.

Flamengo x Bahia no Brasileirão

Levando em consideração apenas partidas do Brasileirão, Flamengo e Bahia já se encontraram 50 vezes. O Rubro-Negro tem ampla vantagem, com 23 vitórias (46%) e 11 derrotas, além de 16 empates.

Dos 81 gols que o Flamengo já fez no Bahia em toda a história do Brasileirão, seis deles vieram na edição de 2003, que marcou a maior goleada do confronto até hoje: 6 a 0.

No Maracanã, Edílson (3), Rafael Pereira (2) e Fernando construíram a goleada pela 24ª rodada da competição nacional.

Na caminhada rumo ao título brasileiro de 1987, o Flamengo também encontrou o Bahia. E foi pela segunda fase, com os dois times no Grupo A. Zinho e Bebeto definiram a vitória por 2 a 0.

Naquele dia, a escalação tinha Zé Carlos; Leandro Silva, Leandro, Edinho e Andrade; Ailton, Leonardo e Zico; Zinho, Renato Gaúcho e Bebeto.

Confrontos em outras competições

Indo além do Brasileirão, Flamengo e Bahia já se enfrentaram por Copa do Brasil, Roberto Gomes Pedrosa e Copa dos Campeões Regionais.

No principal mata-mata do futebol brasileiro atualmente, foram três eliminatórias entre os dois: quartas de final em 1990 e 2024 (anos em que o Flamengo foi campeão) e oitavas em 2000.

Em todos, o Flamengo passou. O primeiro dele foi o mais delicado, com empate fora de casa por 1 a 1 e vitória em Juiz de Fora por 1 a 0, gol de Aílton aos 35 minutos do segundo tempo.

Após eliminar o time baiano, o Flamengo ainda tirou do caminho o Náutico, na semifinal, e o Goiás — adversário da decisão.

No encontro mais recente, o Flamengo venceu duas vezes para passar à semifinal: 1 a 0, tanto na ida quanto na volta. Na Fonte Nova, Bruno Henrique marcou; no Maracanã, Arrascaeta selou a vaga.

Dali, o Flamengo eliminaria o Corinthians na semifinal e o Atlético-MG na grande decisão. A final também trouxe duas vitórias, com placar agregado de 4 a 1 sobre o time mineiro.

Outro encontro que posteriormente terminaria em título para o Flamengo aconteceu na Copa dos Campeões Regionais de 2001, em que o time encarou o Bahia nas quartas de final.

A classificação foi tranquila, com vitórias rubro-negras por 4 a 2 e 2 a 0. Na semifinal, o time eliminaria o Cruzeiro, antes de derrotar o São Paulo no agregado por 7 a 6 na final.

Curiosidades de Flamengo x Bahia

  • O aproveitamento de Pedro contra o Bahia é avassalador. Os cinco gols do atacante foram espalhados por cinco jogos, mas o atacante precisou de apenas 282 minutos para fazer todos eles. Ou seja, tem cerca de um tento a cada 56 minutos.
  • O Flamengo carrega uma incrível sequência de 11 vitórias nos últimos 11 jogos contra o Bahia. A última vitória do time de Salvador foi justamente o 3 a 0 em cima da equipe de Jorge Jesus.
  • A maior invencibilidade do confronto é de 13 jogos, construída pelo Flamengo entre 1971 e 1987.
  • A última vez que um jogo entre Flamengo e Bahia terminou em 0 a 0 foi em 2018. Antes disso, só em 2012. Ou seja, é um duelo que costuma apresentar gols.

O que esperar do próximo confronto

Prestes a se encontrarem pelo Brasileirão, Flamengo e Bahia devem encarar um confronto com gols, como tem sido nos últimos anos. Levando em consideração as 11 vitórias do Rubro-Negro nos últimos 11 jogos, é natural esperar um triunfo em casa.

Além disso, Pedro vive grande fase após voltar de lesão e conhece bem os caminhos do gol contra o Bahia. Mais uma vez, o camisa 9 será um tormento para a defesa tricolor.

Visualizza l' imprint del creator