Revista Colorada
·1 luglio 2025
Repercute comentário de Fernando Carvalho sobre a vitória do Fluminense em cima da Inter de Milão

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·1 luglio 2025
Ex-presidente do Internacional e multicampeão no comando do clube gaúcho, Fernando Carvalho voltou a comentar o futebol com profundidade e visão histórica.
Desta vez, o dirigente analisou a surpreendente vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre a Inter de Milão, em duelo válido pelas oitavas de final do Super Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.
Em texto publicado após o confronto, Carvalho fez questão de elogiar a estratégia adotada pelo time carioca e traçou um paralelo com o lendário “Catenaccio”, sistema tático que consagrou o futebol italiano no século passado.
“Fluminense jogou o jogo. Armado estrategicamente, contrariando aqueles que propugnavam posicionamento ofensivo, o Pó de Arroz utilizou contra os italianos o próprio veneno historicamente consagrado no ‘calcio’”, afirmou o ex-dirigente, resgatando as origens do Catenaccio, baseado em forte marcação, linhas compactas e apenas um atacante à frente.
Carvalho relembrou que foi justamente esse estilo reativo que fez da Itália uma potência mundial e que consagrou clubes como Milan e a própria Inter em grandes campanhas europeias. Segundo ele, o Fluminense — adversário do Inter na Copa do Brasil — soube explorar as fraquezas do rival, especialmente a dificuldade dos italianos em propor o jogo.
“Marcou muito, fechou espaços, competiu com galhardia o campo todo, catimbou na medida certa para o fair play, tirou velocidade do jogo, e assim não permitiu chances aos milanezes.”
Por fim, exaltou o trabalho coletivo do time comandado por Renato Portaluppi e destacou dois nomes em campo: o zagueiro Ignacio, que “jogou muito”, e o meia John Arias, que segundo Carvalho “foi um meio-campo/todo”.
O Fluminense volta a campo nesta sexta-feira pelas quartas do Mundial e se prepara também para enfrentar o Inter no Beira-Rio, no dia 30 de julho, pela ida das oitavas da Copa do Brasil.