
Central do Timão
·22 febbraio 2025
Rei do Futsal, Falcão relembra início pelo Corinthians: “Clube parava para me ver”

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22 febbraio 2025
Maior jogador brasileiro na história do futsal, Falcão foi revelação das categorias de base do Corinthians na modalidade. Apesar de ter feito histórias em outras clubes, incluindo grandes rivais, ele relembra seu início no Parque São Jorge e explicou como foi captado pelo Timão quando criança,
“Falcão era meu pai, então meu pai era o craque do clube dele ali na Zona Norte de São Paulo, que comparavam ele com o jogador Falcão. E eu era o Falcãozinho que acompanhava o Falcão, ele que era o Falcão. E nos intervalos dos jogos do meu pai eu pegava a bola, tanto no campo quanto na quadra, ficava ali, o pessoal demorava para começar o jogo, ficava me olhando, mas não tinha essa percepção”, explicou ao GE.
Foto: Reprodução
“Aí quando eu tinha 11, 12 anos, um amigo do meu pai falou que o filho dele era federado, que eu tinha que ser federado. Eu falei: “mas o que é federado?”. Aí ele me levou para fazer um teste de 10 dias, no primeiro treino já acabei com o treino, aí meu primeiro jogo foi contra o Corinthians, em 1991. Aí eu fiquei seis meses, perdemos 2 a 1, fiz o gol, o Corinthians me monitorou, porque acho que já fiz um grande jogo. Mesma coisa, em 1992 o Corinthians me leva para 10 dias de treino, primeiro treino faço oito, nove gols, ele já mandou eu escolher o número da camisa, já escolhi a 10, já era capitão do time”, completou.
Falcão passou metade de uma década vestindo a camisa do Time do Povo e, por conta da sua habilidade acima da média, sempre era levado para jogar no gramado, principal esporte do Corinthians desde a fundação. Contudo, ele afirmou que não tinha interesse e chamava atenção de outros atletas pelas atuações nas quadras.
“Eu estive no Corinthians na base por cinco anos e passei pelo campo sete vezes. Eu não gostava, então quando eu ia jogar futsal, na época tudo era no Parque São Jorge, os jogadores moravam embaixo da arquibancada, o profissional ia treinar na Fazendinha…. Quando tinha jogador do Sub-14, do Sub-15 do futsal, o clube parava para ir me ver jogar. Então, os jogadores do campo saíam debaixo da arquibancada para ir me ver jogar. E toda vez tinha um projeto para mim no campo do Corinthians. Eu ia, ficava dois meses, e eu não ia mais”, relembrou.
O primeiro título de Falcão como profissional foi vestindo a camisa do Corinthians. Na edição do Campeonato Paulista de 1995, ele estava no elenco que bateu o AA Banco do Brasil na final e levantou a taça de campeão estadual daquele ano. Foi o estopim para os mais de 100 em toda a carreira.
Veja mais: