Pela 35ª rodada da Serie A, Roma e Juventus fazem confronto por vaga na Champions League | OneFootball

Pela 35ª rodada da Serie A, Roma e Juventus fazem confronto por vaga na Champions League | OneFootball

Icon: Calciopédia

Calciopédia

·3 maggio 2024

Pela 35ª rodada da Serie A, Roma e Juventus fazem confronto por vaga na Champions League

Immagine dell'articolo:Pela 35ª rodada da Serie A, Roma e Juventus fazem confronto por vaga na Champions League

Pois é, amigos e amigas: entramos no último mês da Serie A 2023-24. Antes disso, já tivemos a definição do título da Inter e do rebaixamento da Salernitana, além da confirmação do Milan como dono de uma das cinco vagas do campeonato na Champions League. Ademais, no meio de semana, o Parma se tornou o primeiro promovido ao certame de 2024-25. Entretanto, ainda restam muitos vereditos a serem proferidos e a 35ª rodada do Italiano terá vários confrontos diretos nas duas metades da tabela.

Na parte superior da classificação, certamente o duelo que mais se destaca é aquele entre Roma e Juventus – fundamental na luta por duas das vaga na próxima Champions League. Na sexta, o Bologna, que ocupa um lugar entre giallorossi e bianconeri na tabela, visita o Torino, que enxerga o compromisso como fulcral: vencer é imperativo para que os grenás sigam vivos na corrida pela participação em um torneio continental.


OneFootball Video


Já na fração inferior da tabela, serão realizados dois confrontos diretos entre times que se encontram fora da zona de descenso, mas lutam contra o rebaixamento: Cagliari e Lecce e Empoli e Frosinone. Já Udinese e Sassuolo, ocupantes do Z3, terão complicadas missões contra Napoli e Inter. Curiosamente, os neroverdi foram os únicos a terem batido a campeã até o momento. Confira, abaixo, a prévia da rodada.

Questo browser non è supportato, ne utilizzi uno diverso o installi l'applicazione.

video-poster

O jogão

Domingo, 5/5, 15h45

Roma x Juventus

Imaginar a Juventus, terceira colocada, fora da próxima Champions League parece improvável, mas… A equipe de Massimiliano Allegri vive má fase e uma derrota para a Roma acenderia o alerta vermelho em Turim. Afinal, a vantagem bianconera no G5 se reduziu nas últimas rodadas e poderia cair virtualmente para apenas dois pontos, considerando a vitória da Atalanta sobre a Salernitana e o fato de a Dea ter um jogo a menos. Um triunfo, ao contrário, deixaria a Velha Senhora muito tranquila.

A Roma vem de derrota para o Bayer Leverkusen na Europa League e, como ficou difícil passar pelos alemães e brigar para garantir vaga na Liga dos Campeões através do título do torneio continental, chegar ao objetivo através do campeonato deve ser sua prioridade na reta final da temporada. Em caso de vitória no domingo, a Loba, quinta colocada, ficaria a apenas três pontos da Juventus. O retrospecto dos giallorossi no confronto, porém, é ruim: pela Serie A, foi derrotada em quatro dos seis mais recentes. Ademais, neste certame os capitolinos perderam todos os duelos realizados contra Inter, Milan, Bologna e a própria Juve – as atuais quatro primeiras colocadas.

A Juventus tenta evitar uma sequência de quatro empates pela Serie A, o que não lhe ocorre desde 2012. Só que a Velha Senhora protagoniza a sua segunda pior campanha de returno na era dos três pontos por vitória – de 1994 para cá. Os bianconeri têm média de 1,27 ponto por jogo (19 em 15), superior apenas à de 1,16/partida, obtida em 2009-10.

No plano individual, o confronto de domingo colocará frente a frente Vlahovic e Dybala, jogadores com maior número de participações em gols na Serie A desde o início de 2024. O sérvio marcou 10 e forneceu duas assistências; o argentino, fez nove e deu três passes decisivos para colegas. O campeão mundial, a propósito, busca anotar o seu primeiro tento pela Roma em partidas contra a Juventus, sua antiga empregadora.

Prováveis escalações

Roma: Svilar; Çelik, Mancini, Smalling, Angeliño; Cristante, Paredes, Pellegrini; Dybala, Lukaku, El Shaarawy.

Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer, Danilo; McKennie, Alcaraz, Locatelli, Rabiot, Cambiaso; Vlahovic, Chiesa.

Questo browser non è supportato, ne utilizzi uno diverso o installi l'applicazione.

video-poster

Fique de olho

Sexta, 3/5, 15h45

Torino x Bologna

Ocupando a 10ª posição após alguns tropeços, o Torino não tem mais chances matemáticas de ficar entre os cinco melhores da Serie A, mas ainda sonha com uma vaguinha na Liga Europa ou na Conference League. O brilhante Bologna, por sua vez, já garantiu, de forma aritmética, um lugar em um dos torneios da Uefa e, dependendo apenas de si mesmo, vive a expectativa de confirmar sua classificação à Champions League. Este conjunto já comporia um pano de fundo suficientemente interessante para o confronto entre os dois times, mas há mais uma questão: o embate entre equipes que tinham muita força nas décadas de 1930 e 1940 ocorre no dia em que os grenás farão homenagem aos 75 anos de desaparecimento do Grande Torino, dizimado num acidente aéreo, em 1949.

Pela Serie A, Bologna e Torino se enfrentaram 131 vezes, com 40 empates, 46 vitórias dos grenás e 45 dos rossoblù. Ou seja, neste duelo equilibradíssimo, poderemos ter uma igualdade no número de triunfos em caso de sucesso dos visitantes. Caso isso ocorra, os felsinei conseguiriam bater o rival em turno e returno do campeonato, o que não ocorre desde 1980-81. Mas a missão de Thiago Motta será bem complicada, e não somente porque o time de Ivan Juric se defende bem: é que os emilianos não batem o Toro no Piemonte desde março de 2019, há quatro jogos.

Immagine dell'articolo:Pela 35ª rodada da Serie A, Roma e Juventus fazem confronto por vaga na Champions League

No ano passado, o jogo entre Udinese e Napoli definiu o título azzurro; hoje, situação dos dois times é bem menos gloriosa (Getty)

Segunda, 6/5, 15h45

Udinese x Napoli

Na última vez que visitou Údine, o Napoli entrava em campo para confirmar o seu terceiro título italiano – enquanto os donos da casa se sentiam confortáveis no meio da tabela, sem riscos de rebaixamento. Hoje, a situação é muito diferente. E frustrante para ambos os times. Há três rodadas sem triunfar, os azzurri precisam da vitória para continuarem brigando por uma vaguinha na Liga Europa; os friulanos, que não ganham há seis partidas, necessitam do resultado positivo para deixarem a zona de descenso. Pressão extra para o técnico Fabio Cannavaro, recém-chegado à equipe bianconera e napolitano de coração.

Pela Serie A, a Udinese acumulou somente dois pontinhos nos últimos 15 jogos contra o Napoli. Ou seja, não ganhou nenhum deles – o mais recente triunfo bianconero sobre os azzurri ocorreu em abril de 2016, com doppietta de Bruno Fernandes, atualmente no Manchester United. Além disso, o time partenopeo não perde no Friuli há sete partidas. Para piorar, os zebrados só venceram uma vez em casa neste campeonato, apesar de terem sido mandantes em 17 ocasiões. O retrospecto é péssimo, mas o rival também tem rateado muito, inclusive contra adversários modestos: só bateu equipes do Z3 em quatro dos oito confrontos. É nessa irregularidade que a formação do nordeste da Itália aposta.

Demais jogos

Sábado, 4/5, 13h Monza x Lazio

Sábado, 4/5, 15h45 Sassuolo x Inter

Domingo, 5/5, 7h30 Cagliari x Lecce

Domingo, 5/5, 10h Empoli x Frosinone Verona x Fiorentina

Domingo, 5/5, 13h Milan x Genoa

Segunda, 6/5, 13h Salernitana x Atalanta

Visualizza l' imprint del creator