Pedro Silva diz que perdoou árbitro que 'roubou' o Sporting | OneFootball

Pedro Silva diz que perdoou árbitro que 'roubou' o Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·10 gennaio 2025

Pedro Silva diz que perdoou árbitro que 'roubou' o Sporting

Immagine dell'articolo:Pedro Silva diz que perdoou árbitro que 'roubou' o Sporting

Pedro Silva, ex-futebolista do Sporting, nunca esquecerá o polémico penálti inexistente assinalado a favor do Benfica na final da Taça da Liga 2008/09. Esse erro de arbitragem, cometido por Lucílio Batista, contribuiu para a derrota dos ‘leões’ no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a 1-1 no tempo regulamentar. Apesar da mágoa provocada pela decisão, Pedro Silva perdoa o árbitro, reconhecendo que, como ser humano, ele pode cometer erros. "Temos de perdoar sempre o erro do ser humano, até porque sabemos que ele não quis cometê-lo. Certamente, se houvesse videoárbitro (VAR) naquele momento, o lance seria revertido, mas não foi. Paciência, já passou. Acredito que o Lucílio Batista reconheceu o erro. Espero que esteja bem e que possa assistir à final de sábado e torça pelo Sporting", afirmou o antigo lateral direito, que representou os leões entre 2007 e 2011.

A final da Taça da Liga de 2009 teve lugar no Estádio Algarve e foi marcada por uma série de acontecimentos controversos. O Sporting saiu na frente, com um golo de Bruno Pereirinha aos 48 minutos, mas o Benfica empatou aos 75 minutos, graças a um penálti assinalado a favor da equipa ‘encarnada’. Este lance surgiu após uma suposta falta de Pedro Silva sobre Ángel Di María, um contacto que, na opinião do árbitro, teria sido uma mão na bola, apesar de esta ter resvalado no peito do jogador do Sporting. O erro de Lucílio Batista gerou um clima de tensão no campo, com Pedro Silva a protestar a decisão e Paulo Bento, o treinador do Sporting, a demonstrar desagrado com um gesto de ‘roubo’.


OneFootball Video


"Lembro-me de ter falado com o árbitro, dizendo-lhe que iria perceber depois do jogo que tinha cometido um erro gravíssimo, mas que ainda poderia corrigi-lo naquele momento", contou o ex-jogador. A tristeza pela decisão foi ainda maior, pois o erro foi "ainda mais prejudicial" para o Sporting, que acabou por ver a sua vitória escorregar nas grandes penalidades. O Sporting perdeu por 2-3, repetindo a derrota sofrida na final da Taça da Liga de 2007/08, também por decisão nos penáltis.

O impacto dessa derrota foi profundo para Pedro Silva, que, apesar de ter dado tudo em campo, não conseguiu evitar a derrota. "É uma tristeza grande, porque trabalhámos e dedicámo-nos a vida inteira para chegar a um momento desses e torcemos para que seja um jogo limpo, mas aconteceu um erro e perdeu-se um troféu", lamentou. A derrota não foi apenas um golpe para o jogador, mas também para os adeptos, que acompanhavam uma equipa do Sporting com grande potencial. No entanto, Pedro Silva admite que o Benfica também tinha uma equipa de grande qualidade na altura, e o jogo estava a ser "muito bonito".

Pedro Silva estava a cumprir a segunda temporada de quatro ao serviço do Sporting, tendo sido emprestado ao Portimonense na época 2010/11. Apesar de já ter conquistado a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira com os ‘leões’, nunca conseguiu levantar a Taça da Liga, que lhe fugiu por muito pouco. Após a derrota na final, o lateral brasileiro foi chamado a receber a medalha de finalista vencido, mas não conseguiu aceitar o prémio de forma simbólica. "Não me lembro de quem me entregou a medalha, mas disse que, na verdade, tinha de ser uma de vencedor. Responderam-me que eu tinha de aceitar a derrota e que, quando um jogador perde, não reconhece a vitória do adversário", revelou Pedro Silva. A sua revolta foi tanta que atirou a medalha para o relvado, um gesto que refletia a frustração do momento.

Visualizza l' imprint del creator