Nosso Palestra
·16 agosto 2025
Palmeiras atuará em campo com ‘grama conhecida’ no Nilton Santos

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·16 agosto 2025
O Palmeiras enfrenta o Botafogo neste domingo (17), às 20h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, em um cenário que guarda um detalhe curioso: o gramado da partida foi instalado pela mesma empresa que está, neste momento, realizando a troca do piso no centro de treinamento do clube, na Academia de Futebol.
A relação não para por aí. A mesma fornecedora também foi responsável pela substituição do gramado da Arena Barueri, utilizada pelo Palmeiras em diversas ocasiões como “casa alternativa” durante indisponibilidades do Allianz Parque. Além disso, essa empresa está atualmente concorrendo para realizar a troca do gramado do próprio Allianz, que vive, novamente, problemas na atual grama sintética. O gramado foi alvo de críticas públicas de Abel Ferreira.
Essa coincidência faz com que os atletas encontrem no Nilton Santos um tipo de superfície já ‘familiar’. O tipo de grama, o corte e o sistema de drenagem são semelhantes aos que o elenco já está acostumado a enfrentar nos jogos recentes fora do Allianz Parque.
Nos últimos anos, o gramado tem sido tema recorrente no Palmeiras, principalmente por conta de críticas ao piso do Allianz, especialmente em jogos decisivos. A busca por soluções de melhor qualidade tornou-se prioridade, e contar com uma empresa de histórico positivo na instalação de campos de alto padrão está no radar da diretoria.
O treinador Abel Ferreira criticou mais de uma vez, publicamente, o gramado do Allianz Parque. O português chegou a ironizar:
Como irá fazer (a troca do gramado em 2025)? Com esse tanto de espetáculos aqui.