Coluna do Fla
·4 agosto 2025
Os 10 maiores jogos da história do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·4 agosto 2025
Quais são os maiores jogos da história do Flamengo? Essa missão é praticamente impossível de ser cumprida, afinal, o Mais Querido coleciona dezenas, centenas e milhares de partidas épicas e memoráveis. Porém, o Coluna do Fla encarou o desafio e vai apontar o top-10 do clube, mas com menção honrosa a outros dez na parte final do texto. Concorda? Deixe a opinião nos comentários.
“Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda”. O baile do Flamengo sobre o Liverpool (ING), com vitória rubro-negra por 3 a 0, em Tóquio, no Japão, é o maior jogo da história do Mengão. Com gols de Nunes (duas vezes) e Adílio, com três participações de Zico, o Mais Querido conquistou o título mundial, sendo o único no Rio de Janeiro com o feito. Vale mencionar, claro, que, para chegar ao torneio, o Rubro-Negro precisou ganhar a Libertadores, em final histórica contra o Cobreloa (CHI).
Sem dúvidas, o maior jogo da geração que não viu Zico. No dia 23 de novembro de 2019, o Flamengo perdia para o River Plate (ARG) até os minutos finais, em Lima, no Peru. No entanto, Gabigol, duas vezes, conseguiu a virada para o Mengão, garantindo o 2 a 1 e o bi da Libertadores, 38 anos depois da conquista de 1981.
O jogo não teve grandes emoções, é verdade. Mas a final da Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR, vencida por 1 a 0 pelo Mengão, colocou o Mais Querido como um dos maiores campeões da competição entre os brasileiros. Em Guayaquil, Gabigol marcou o único gol da partida, que acabou 1 a 0, garantindo o tri.
Antes de 1980, parte da imprensa paulista tratava o Flamengo como “time que só ganha Carioca”. A piada acabou com a vitória do Mengão por 3 a 2, de forma histórica, com gol de Nunes no final, contra o Atlético-MG. Vale destacar que os mineiros jogavam pelo empate para ficar com a taça do Brasileirão.
“Bonita foi a festa do hexa com o Imperador. O gol do Angelim, no escanteio que o Pet cobrou”. Virou música o gol que garantiu o hexacampeonato do Flamengo em 2009. Na ocasião, primeiro título do Brasileirão sem final. Isso porque, o torneio foi disputado em pontos corridos. O Mais Querido precisava da vitória na última rodada, contra o Grêmio, e conseguiu, de virada, com Ronaldo Angelim, garantindo a taça que não vinha há 17 anos.
Zico, além de craque, é ‘profeta’. Afinal, às vésperas da final do Brasileirão de 1982, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Galinho deu entrevista dizendo que o Flamengo seria campeão por 1 a 0, gol de Nunes, contra o Grêmio. E a ‘visão’ do camisa 10 se concretizou, garantindo o primeiro título do Campeonato Brasileiro ao Mengão como visitante.
Ser campeão brasileiro, em clássico estadual e com goleada. O Flamengo conseguiu isso em 1992, ao bater o Botafogo, por 3 a 0, no primeiro jogo. No embate de volta, o Mais Querido só administrou e segurou o 2 a 2. O título foi motivo de muito orgulho da Nação, que entoou, por muitos anos, o cântico: “todo mundo tenta, mas só o Flamengo é penta”, que foi igualado apenas em 2007, pelo São Paulo.
Há quem diga que o campeão de 1987 é outro, mas o torneio que todo o Brasil viu naquele ano teve o Flamengo campeão, e com finais eletrizantes. Na semifinal, o Mengão eliminou o Atlético-MG no Mineirão, por 3 a 2. Já a decisão, no Maracanã, Bebeto fez 1 a 0 contra o Internacional, dando o tetra ao Rubro-Negro.
155.523. Este foi o público presente no Maracanã na final do Brasileirão 1983. Até hoje, a marca é a maior da história da competição. Dentro de campo, o Flamengo fez jus a plateia. Com banho de bola, Leandro, Zico e Adílio garantiram o impiedoso 3 a 0 sobre o Santos e o tri para o Mengão.
Do top-10 preparado pelo Coluna do Fla, apenas um não valeu título, mas quase. Nas oitavas de final da Copa do Brasil 2013, o Flamengo eliminou o superfavorito Cruzeiro por 1 a 0, gol de Elias nos instantes finais. O time mineiro, liderado por Everton Ribeiro, viria a ser bicampeão brasileiro (2013 e 2014). Mas o Rubro-Negro, com elenco modesto, se superou e seguiu na competição. Na final, o Fla conquistaria o título sobre o Athletico-PR.
O torcedor rubro-negro tem ciência que escolher os dez maiores jogos é uma missão muito ingrata. Afinal, o Flamengo tem milhões de partidas inesquecíveis. Porém, vamos citar outros dez duelos marcantes. Confira, abaixo, e cite nos comentários se faltou algum.
– Gol do Pet contra o Vasco na final do Carioca de 2001 – Flamengo 2×1 Internacional, na penúltima rodada do Brasileirão 2020, que deixou o Mengão na liderança – Flamengo 1×0 Vasco, final do Carioca de 1978, gol de Rondinelli, que garantiu a permanência do time que viria a ser imbatível nos anos 80. – Vasco 0x1 Flamengo, final da Copa do Brasil 2006 – Flamengo 1×1 Corinthians, Mengão campeão da Copa do Brasil 2022 nos pênaltis – Atlético-MG 0x1 Flamengo, Mengão campeão da Copa do Brasil 2024 e dono da primeira taça da Arena MRV – Flamengo 1×0 Vasco, tricampeão carioca em 44, primeiro tri da história do clube, com gol de Valido, aos 41 do segundo tempo – Palmeiras 3×4 Flamengo, campeão da Copa Mercosul 1999 – Flamengo 2×0 Cobreloa, final da Libertadores 1981 – Flamengo 3×0 Del Valle, Recopa 2020, primeiro título internacional no Maracanã