Olho neles! Os destaques e as decepções do Galo Sub-20 em 2024 | OneFootball

Olho neles! Os destaques e as decepções do Galo Sub-20 em 2024 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·12 ottobre 2024

Olho neles! Os destaques e as decepções do Galo Sub-20 em 2024

Immagine dell'articolo:Olho neles! Os destaques e as decepções do Galo Sub-20 em 2024

Foto: Flickr Atlético / Fábio Pinel

Chegou ao fim a temporada do Atlético Sub-20. Mais uma vez, o ano terminou sem títulos conquistados, e alguma frustração por parte da torcida. Nesta matéria, vamos relembrar a trajetória do Galinho desde janeiro, e apontar os jogadores que podem cair nas graças da Massa, num futuro próximo.


OneFootball Video


RECEBA NOTÍCIAS DO GALO PELO WHATSAPP (CLIQUE AQUI)

É importante relembrar que os destaques da categoria Sub-20 seguem atuando pelo clube, no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A competição é Sub-23, e une não só os destaques do Galinho, como também os jovens do elenco principal que precisem de tempo de jogo (caso do meia Robert Santos).

Esperança de dias melhores

Janeiro trouxe a disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr, principal torneio de base do país. O Atlético apostou em peças novas, subiu alguns jogadores do Sub-17, e contratou o técnico Guilherme Dalla Déa, que vinha de boa passagem pela Seleção Brasileira de juniores.

O Alvinegro venceu os três jogos da fase de grupos, e aparentava estar pronto para avançar no mata-mata. Contudo, a derrota por 1 a 0 para o modesto Sfera-SP, na fase de 32-avos de final, pôs fim ao sonho do título.

Esperança de dias melhores, parte 2

Após algumas semanas de preparação, começou as disputas do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Mineiro. As duas competições ocupam grande parte do calendário, e traziam consigo desafios e missões diferentes. No Estadual, o clube buscava quebrar um jejum de cinco anos sem o título. No Nacional, o objetivo era evitar mais uma eliminação precoce na fase de grupos (como em 2023).

Apesar de perder na estreia do Campeonato Mineiro para o Athletic, o time não teve dificuldade para se impor contra uma maioria de adversários de baixa qualidade. O Atlético acumulou goleadas, como um 8 a 0 em cima do Ipatinga, e um 6 a 0 contra o Betim. Os problemas apareceram nos clássicos contra América e Cruzeiro: derrota para o rival, 3 a 2, e um frustrante 2 a 2 contra o Coelho. Com esses tropeços, a posição final na primeira fase foi apenas um terceiro lugar.

Enquanto disputava o Estadual, o Atlético dividia atenções com o Brasileirão. O torneio seria o grande termômetro da real qualidade dos jovens jogadores, e atrairia a atenção da torcida, ansiosa para conhecer os novos talentos.

A disputa do campeonato, apesar das expectativas, se mostrou um grande fracasso. O Atlético teve exibições irregulares, não conseguiu se impor na maioria dos jogos, e foi eliminado na primeira fase, estacionado na 14ª colocação. Perdeu mais jogos do que ganhou (8 derrotas contra 5 vitórias), e teve a terceira pior defesa entre vinte participantes – 42 gols sofridos em 19 partidas. No seu pior momento na competição, levou três goleadas seguidas – 4 a 1 para Fortaleza e Athletico, e 4 a 0 para o Cruzeiro.

Choque de Realidade

Sem chances de título nacional, o Galinho voltou todas as suas forças para a fase final do Campeonato Mineiro. Apesar de perder em casa para o Betim, passou pelas quartas de final, e despachou a sensação Inter de Minas nas semis. O rival da decisão foi o América.

O Atlético lutou muito, mas foi inferior ao adversário nos dois jogos. “Segurou” um empate no Independência, mas perdeu em casa no jogo decisivo: 2 a 1. Pior que a derrota, foi o fato do time ceder dois gols antes dos 10 minutos iniciais.

A temporada de 2024 do time Sub-20 foi frustrante, e alvo de muitas críticas da torcida nas redes sociais. Pelo menos, ficou o prêmio de consolação: ao chegar na final do Estadual, o Galo voltou a se classificar para a Copa do Brasil após dois anos de ausência.

Immagine dell'articolo:Olho neles! Os destaques e as decepções do Galo Sub-20 em 2024

Iseppe foi autor de um golaço contra o América, no Estádio Independência (Foto: Daniela Veiga/Atlético)

Afinal, quem foi bem?

Embora o Galinho tenha demonstrado um futebol abaixo em grande parte da temporada, alguns jogadores conseguiram se destacar – ou ao menos demonstrar potencial para o futuro.

Goleiros

O elenco de goleiros está bem servido. Tanto Robert quanto Pedro Cobra acumulam convocações à Seleção Brasileira, e demonstraram um bom futebol, tanto com as mãos quanto com os pés. Mais regular, Robert tornou-se titular incontestável na reta final do ano.

Defesa

A defesa foi o setor mais criticado do time, mas também teve ao menos um grande destaque. Trata-se do zagueiro Rômulo, que chegou a subir para o time profissional, jogou bem, mas perdeu espaço e voltou a jogar pelo Sub-20. O defensor não se abalou, e manteve o bom nível. É um atleta que já demonstrou estar pronto para jogar com Gabriel Milito, e precisa ganhar mais minutos no time principal.

Meio

O Atlético tem ao menos três jogadores que merecem a atenção da Massa. O primeiro é o volante Zé Phelipe, que tem estilo mais “pegador”, mas apresenta versatilidade e inteligência para se posicionar em campo. O meia Vitinho – que já jogou pelo profissional – se destaca como um organizador de jogo, que distribui bons passes, invade a área e dá assistências. Por último, Mateus Iseppe. O jovem subiu este ano para o Sub-20, fez temporada apagada, mas marcou gols importantes nas finais do Campeonato Mineiro. Iseppe demonstrou muito talento no Sub-17, e o ano de 2024 serviu para sua adaptação num patamar mais competitivo. Não parece pronto para o futebol profissional, mas vive processo de evolução técnica e física.

Ataque

Os atacantes do Galinho não empolgaram ao longo de todo ano. Foram testadas várias formações diferentes, e diferentes centroavantes, mas não houve muito brilho. No final das contas, o melhor centroavante foi Lucas Louback, autor de dez gols. Outro nome que promete se destacar é o ponta Ryan Felipe, recém-contratado do São Paulo. Demonstrou bons dribles e agilidade pelo lado esquerdo na reta final do Campeonato Mineiro.

Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok

Visualizza l' imprint del creator