DOMINIODEBOLA
·30 giugno 2025
OFICIAL: Venceu o PSG, recebeu um beijo do presidente e agora foi despedido

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·30 giugno 2025
Renato Paiva deixa o comando técnico do Botafogo
Renato Paiva já não é treinador do Botafogo. A decisão foi comunicada ao técnico português na noite de domingo, confirmou o clube brasileiro através de um comunicado oficial publicado na madrugada desta segunda-feira.
Na nota, o Botafogo agradece os serviços prestados pela equipa técnica liderada por Paiva, destacando momentos como a histórica vitória frente ao Paris Saint-Germain no Mundial de Clubes e o apuramento para os oitavos de final da Taça Libertadores e da Copa do Brasil.
O treinador de 55 anos deixa o cargo após 23 jogos, com um saldo de 12 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. Curiosamente, a sua estreia e despedida aconteceram contra o mesmo adversário: o Palmeiras, de Abel Ferreira. Na última partida, o Botafogo foi eliminado nos oitavos de final do Mundial de Clubes com um golo sofrido no prolongamento.
Paiva enfrentou ainda o difícil desafio de suceder a Artur Jorge, que em 2024 levou o clube ao título do Brasileirão e à conquista da Taça Libertadores, antes de sair para o Al-Rayyan, no Qatar.
Com a saída de Renato Paiva e da sua equipa técnica – composta por Ricardo Dionísio, Miguel dos Santos, Rui Tavares e Daniel Castro –, o Botafogo inicia agora uma nova procura por treinador, com John Textor e a direção a apontarem aos objetivos ambiciosos da época.
Renato Paiva, recorde-se, tem um percurso consolidado na América do Sul, com passagens por Equador, México e Brasil. O único título como treinador principal foi conquistado ao serviço do Independiente del Valle, onde venceu o campeonato equatoriano. Em Portugal, esteve vários anos ligado ao Benfica, orientando vários escalões da formação e a equipa B.
“O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, no Mundial de Clubes, e a qualificação para os oitavos de final da Libertadores e Copa do Brasil”, pode ler-se no comunicado, que prossegue. “John Textor e a direção do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil”, remata o emblema do Rio de Janeiro.