Esporte News Mundo
·31 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·31 gennaio 2025
Após 12 anos de espera, nesta sexta-feira (31), Neymar foi oficializado como novo reforço do Santos e voltará a vestir o manto do Alvinegro Praiano em 2025. O craque brasileiro com passagens por Barcelona e Paris Saint-Germain rescindiu seu contrato junto ao Al Hilal, onde permaneceu por duas temporadas e jogou apenas sete vezes por conta das três lesões no período.
O contrato de Neymar com o Santos é válido por cinco meses, podendo ser prorrogado ou encerrado por propostas vistosas do velho continente. Há semanas o nome do atleta é vinculado ao Peixe, mas para o negócio avançar seria necessário uma rescisão amigável entre o atleta e o Al Hilal, acertada na noite do dia 27 de janeiro. Para voltar ao clube onde foi revelado, Neymar abriu mão de 65 milhões de dólares (R$385 milhões de reais na cotação atual) e um contrato vigente com o clube saudita.
https://twitter.com/SantosFC/status/1885435593141739987
Para o Santos foi necessário esperar a definição de Neymar na Arábia Saudita para fechar a negociação, um fator fundamental para a volta do craque foi o regulamento da Liga Saudita em relação a cota de estrangeiros por partida (8). Jorge Jesus lamentou não poder contar com o craque brasileiro devido às lesões, por esse fator o português foi levado a usar os estrangeiros com melhores condições físicas dentro do elenco.
A última partida de Neymar pelo Santos foi no dia 26 de maio de 2013, em estreia do Campeonato Brasileiro contra o Flamengo. Apesar do empate sem gols no Mané Garrincha, em Brasília, os olhares estavam todos voltados para a despedida de Neymar, o craque não conteve as lágrimas antes de anunciar ser o novo reforço do Barcelona pelas próximas quatro temporadas.
Neymar visita Vila Belmiro em clássico contra o Corinthians (07/02/2024) – Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, o brasileiro formou um dos melhores trios de ataque da história do futebol, apelidado de ‘MSN’, e juntos conquistaram todos os títulos possíveis. O fim do encantador trio viria no início da temporada 17/18, quando Neymar acertou sua transferência ao Paris Saint-Germain para ser a estrela do projeto milionário arquitetado por Al-Khelaifi, como era seu desejo nos tempos de Barcelona, ofuscado pela altíssima qualidade de Lionel Messi.
Com o status de contratação mais cara da história na época (222 milhões de euros, cerca de R$812 milhões de reais), Neymar deixou o Barcelona após 186 partidas disputadas, anotando 105 gols e distribuindo 62 assistências. A chegada do camisa 10 da seleção brasileira tinha como principal objetivo a conquista da inédita UEFA Champions League para o clube parisiense, mas foi justamente no PSG onde o craque começou a se lesionar gravemente e ser desfalque em partidas eliminatórias do clube pela competição europeia. O mais próximo da orelhuda foi na temporada 19/20, em tempos de pandemia a competição passou por um formato de tiro curto disputada em Portugal e beneficiou aos comandados por Thomas Tuchel, com Kylian Mbappe e Di María junto ao craque brasiliero o Paris Saint-Germain foi vice-campeão após perder a final para o Bayern de Munique.
Envolvido em confusões com Cavani e Mbappe, criticado pela torcida e cercado por lesões, Neymar recebeu proposta do futebol saudita e sem hesitar se tornou o novo reforço do Al Hilal, onde teve passagem discreta com um gol e duas assistências em sete jogos.
Em 12 anos longe da Vila, Neymar conquistou 21 títulos por clubes e retorna ao Santos com histórico de seis conquistas pelo Peixe, incluindo Libertadores, Recopa, Copa do Brasil e três Paulistas.