Leonino
·21 aprile 2025
Oficial! Marcus Edwards deixa o Sporting em definitivo e enche os cofres a Varandas

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·21 aprile 2025
É oficial! Marcus Edwards vai deixar o Sporting em definitivo no final da época, pelo valor de 10 milhões de euros. O extremo inglês já tinha saído de Alvalade em janeiro, a título de empréstimo, mas Frederico Varandas vê, agora, confirmada a movimentação em definitivo do jogador que tinha chegado aos leões do Vitória de Guimarães.
Quando o Sporting emprestou Marcus Edwards ao Burnley, equipa que alinha na segunda divisão inglesa, ficou prevista uma cláusula de compra obrigatória dos ingleses, caso garantissem a subida direta à Premier League, através dos dois primeiros lugares do Championship. Foi isso mesmo que a formação inglesa conseguiu, esta segunda feira, dia 21 de abril.
Essa promoção direta significa o acionar da cláusula já mencionada. O valor acordado entre os dois clubes para a transferência de Marcus Edwards em definitivo tinha sido de 10 milhões de euros. O número não se vai alterar e será esse o valor que o Burnley vai, obrigatoriamente, pagar.
O dinheiro não fica, no entanto, todo com o Sporting. Como os leões detinham apenas 65% do passe de Marcus Edwards, vão receber somente essa parte do montante. Feitas as contas, são 6,5 milhões de euros que Frederico Varandas vê entrarem nos cofres de Alvalade, por um jogador que praticamente não contou para nenhum dos três treinadores leoninos esta época.
O restante do montante que o Burnley vai pagar permanece em Inglaterra, uma vez que era o Tottenham que detinha os 35% do passe (os Spurs formaram Marcus Edwards e nunca libertaram essa percentagem do passe do jogador). Vale a pena mencionar que o extremo inglês foi titular na partida que garantiu a subida, e saiu aos 64 minutos, sob uma ovação dos adeptos da formação que vai disputar a próxima edição da Premier League.