SportsEye
·11 agosto 2025
O plano de Barcelona e Villarreal que pode mudar LaLiga

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·11 agosto 2025
O futebol espanhol está próximo de assistir uma mudança histórica: a diretoria da RFEF aprovou nesta semana o envio à UEFA do pedido para que Villarreal e Barcelona atuem nos Estados Unidos, mais precisamente no Hard Rock Stadium de Miami, em 20 de dezembro — etapa fundamental para que a partida, válida por LaLiga, aconteça fora da Espanha. A autorização da UEFA será necessária, e, se concedida até o limite de 30 de novembro, libera a solicitação para outras instâncias, como CONCACAF e a federação norte-americana, informa o Mundo Deportivo.
Essa movimentação não é inédita, mas agora parece finalmente viável. Tentativas anteriores, como o Girona x Barcelona em 2018 e o próprio Barcelona x Atlético de Madrid de 2024, esbarraram na resistência da RFEF e em questões administrativas. Na ocasião mais recente, a instabilidade na cúpula da federação acabou adiando o projeto. Agora, com apoio majoritário, todos os procedimentos estão em curso e a “terceira tentativa” tem tudo para se concretizar.
Para o Barcelona e o Villarreal, a realização do duelo em Miami significa receitas extras importantes. Embora valores oficiais não tenham sido divulgados, a expectativa é que o clube catalão receba cerca de 4 milhões de euros como compensação financeira. Já LaLiga, que capitaneia a iniciativa, promete assumir parte dos custos logísticos, incluindo fretamento de aviões para torcedores interessados, repetindo anúncio feito na tentativa de 2018.
No entanto, a decisão não está livre de questionamentos. De acordo com o Mundo Deportivo, capitães dos times da elite espanhola, inclusive do Barça, foram pegos de surpresa e pedem mais transparência sobre a escolha da data e dos clubes envolvidos. Representantes da AFE (Associação de Jogadores) destacam que não se opõem à internacionalização, mas exigem informações sobre cumprimento do acordo coletivo de trabalho, especialmente em relação ao tempo máximo de concentração, períodos de descanso e garantias de seguros médicos para partidas disputadas em solo estrangeiro.
Questões relacionadas a direitos de transmissão e divisão dos lucros também preocupam os atletas, que se consideram protagonistas fundamentais dessa nova exposição internacional. Outro ponto levantado diz respeito às condições climáticas em Miami e à cobertura médica em caso de lesões.
Apesar dos entraves, a tendência é que, se os esclarecimentos pedidos pelos jogadores forem fornecidos, o processo siga seu curso. O Barcelona monitora de perto os desdobramentos, de olho nas oportunidades esportivas e comerciais, mas também atento à necessidade de diálogo com o elenco e demais partes envolvidas neste movimento sem precedentes para o futebol espanhol.
Fontes: Mundo Deportivo.
Photo by Judit Cartiel/Getty Images
Live
Live