Leonino
·13 maggio 2025
Miguel Sousa Tavares diz que titular do Sporting tem perdido muita qualidade nos últimos jogos

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·13 maggio 2025
Miguel Sousa Tavares dedicou parte da sua mais recente crónica ao dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No seu espaço de opinião, o comentador criticou o futebol apresentado pelas duas equipas e diz que Viktor Gyokeres tem vindo a perder qualidade nos últimos jogos.
"O Sporting anda preso por arames e mesmo Gyokeres aparenta ter perdido o fulgor habitual"
"Na Luz jogou-se um dérbi de sombras, mal disputado tecnicamente, com constantes paragens, simulações, reclamações com a arbitragem. Eu tinha escrito que, a menos que Gyokeres rebentasse com eles, dificilmente o Sporting sairia vivo da Luz, pois que me parecia claro que o Benfica atravessa melhor momento, enquanto que o Sporting anda preso por arames e mesmo Gyökeres aparenta ter perdido o fulgor habitual", começou por escrever no Jornal Record.
O cronista deixa atacou a estratégia gizada por Rui Borges: "Aconteceu que uma grande assistência do sueco, culminada num fulgurante remate de Trincão, colocou o Benfica em sentido e em estado de pavor logo aos 4 minutos. Isso permitiu aos leões aguentarem-se mais ou menos de igual para igual até ao intervalo, mas na segunda parte vimos um Sporting completamente remetido à defesa, ao estilo do Gil Vicente em Alvalade na jornada anterior – uma prestação que tantas críticas mereceu de Rui Borges, indignado por o Gil não ter facilitado a vitória leonina".
Miguel Sousa Tavares diz ainda que os adeptos leoninos queixam-se das arbitragens com muita insistência: "Mal o jogo tinha acabado, já estava a receber opiniões de benfiquistas queixando-se da arbitragem de João Pinheiro: um penálti por marcar, uma expulsão por ordenar. Mas era não conhecer os sportinguistas, que logo vieram também com as suas eternas queixas da arbitragem: dois penáltis por marcar, duas expulsões por consumar. Nesta contabilidade, eles nunca se dão por vencidos. Mas o facto é que saíram vivos e, francamente, eu, pelo menos, não espero que seja o Vitória de Guimarães a estragar a festa marcada para sábado", pode ler-se.
O Sporting recebe o Vitória de Guimarães no próximo sábado, às 18h00, em Alvalade, num encontro decisivo para a atribuição do título nacional. Leões e águias partem empatados com 79 pontos, mas a equipa orientada por Rui Borges tem vantagem no confronto direto, podendo vir a festejar o bicampeonato diante dos seus adeptos.